Saiba como reaproveitar as cascas das frutas

Mesmo sendo muito nutritivas, as cascas das frutas quase sempre acabam no lixo. Num mundo em que toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente enquanto muitas pessoas passam fome, utilizar os produtos integralmente deve estar sempre em pauta em qualquer discussão sobre sustentabilidade.

cascas de frutas

Fonte da imagem: Amda- Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente

 

Coma frutas com casca sempre que possível

Algumas frutas podem ser consumidas com as cascas, como é o caso da maçã, uva, goiaba, pera, entre outras. Além de ser uma atitude sustentável, faz muito bem para a saúde, pois é a parte em que estão grande parte dos nutrientes e fibras. Antes, no entanto, é preciso higienizá-las corretamente, deixando-as de molho em uma bacia com 1 litro de água e 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio durante 15 minutos. Dessa forma, serão retiradas as impurezas e vestígios de agrotóxico, possibilitando a ingestão segura e integral do alimento.

comendo uma maçã

Fonte da imagem: Daqui Dali

Utilize as cascas das frutas em receitas

Mesmo quando parece impossível consumir as frutas de forma integral, algumas receitas ficam muito saborosas e nutritivas ao terem as cascas como um dos ingredientes. As cascas de abacaxi, laranja e limão, por exemplo, podem ser usados em bolos e geleia. Enquanto as de abacaxi, goiaba proporcionam sucos maravilhosos.

Aqui no Atitudes Sustentáveis já demos dicas de receitas saborosas com cascas de frutas. Que tal tentar fazer?

bananada de cascas

Bananada de cascas – Clique aqui para ver a receita

Faça produtos de beleza com cascas das frutas

As cascas das frutas têm propriedades que auxiliam também na  hidratação da pele, por isso podem ser tão úteis quanto os cremes de beleza industrializados. É o caso da casca do abacate que deve ser apenas esfregada no rosto para obter esse efeito. Para o tratamento completo, prepare a pele para esse passo esfoliando-a com um pouco de açúcar na casca de banana, depois é só enxaguar o rosto.

esfoliante de casca de banana

Fonte da imagem: asboasnovas.com

Produtos para uso doméstico com cascas de frutas

As cascas das frutas, principalmente as cítricas, são substitutas sustentáveis de produtos industrializado para a manutenção da limpeza doméstica. Utilizadas sozinhas ou em soluções caseiras, elas dão origem a produtos não tóxicos que não fazem mal à saúde e ao meio ambiente. Confira algumas dicas:

  • Ao invés do refil tradicional com inseticida industrializado, coloque casca de laranja nos aparelhos que são ligados à tomada para espantar os mosquitos.
  • Mergulhe cascas de limão e laranja em água quente, obtendo uma solução caseira eficiente para limpar os vidros das janelas.
  • Coloque cascas de limão nas fendas ou rachaduras nas quais as formigas transitam. O cheiro forte ajudará a afastá-las da sua casa.
  • As cascas de laranja secas podem ser úteis naquele churrasco. Experimente utilizá-las no lugar de jornal para acender a churrasqueira, pois contém uma substância inflamável potente.
  • Encha completamente uma garrafa com cascas de laranja e/ou limão e despeje vinagre quase até o topo. Deixe a solução descansar por aproximadamente 10 dias em um local arejado e seco. Passado o prazo, você terá uma solução caseira para limpar qualquer superfície, principalmente porcelana, cerâmica, pedra ou laminados.
  • Utilize o lado branco da casca de laranja para lustrar e polir móveis e peças de madeira ou como esponja natural para remover gordura de outros objetos.
  • Aqueça no micro-ondas em potência alta cascas de quatro laranjas em uma tigela com água. Durante o processo, o vapor fará com que a sujeira do forno seja dissolvida e facilitará a limpeza.

Essas são apenas algumas dicas do que é possível fazer utilizando as cascas das frutas. Agora que você já sabe, tente sempre aproveitá-las!

Você também vai gostar de:

  1. Dicas para evitar o desperdício de comida
  2. Aprenda receitas para aproveitar alimentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>