Como fazer e como usar o pó de casca de ovo

cascas

A coisa mais comum quando estamos cozinhando é o descarte de ingredientes que não usaríamos normalmente. Isso acontece com cascas e talos de vegetais, frutas e legumes, mas principalmente com a casca de ovo.

Muita gente não sabe, mas é possível fazer uma farinha muito nutritiva com as cascas de ovos que jogamos fora. Além de fazer muito bem para a nossa saúde, ela é ótima para a nutrição de plantas e até mesmo animais de estimação.

Isso porque são ricas em cálcio, potássio e magnésio, além disso, muitos dos ovos que encontramos nos mercados hoje são de galinhas tratadas com rações especiais, aumentando a porcentagem de minerais saudáveis.

cascas quebrasdas

Para fazer o pó em casa é muito simples. Primeiro, separe e limpe bem as cascas de ovos, lavando-as, tenha certeza que retirou todo o resíduo de clara e gema que podem ficar grudados nela. Para fazer uma boa quantidade, uma dúzia de ovos é o suficiente.

Coloque todas as cascas em um saco plástico e quebre com as mãos, não importa se os pedaços ficarem muito grandes ou pequenos, essa quebra é apenas para facilitar a trituração. Depois, basta colocar aos poucos no liquidificador e bater até que vire um pó. Basta armazenar em potes e sacos plásticos limpos e usar aos poucos.

Ele pode ser colocado em plantas, como um adubo natural e principalmente na alimentação. Para inclui-la na sua dieta, basta colocar pequenas quantidades nos pratos que normalmente come, podendo ser saladas, sopas, além de vitaminas e sucos.

farinha

É ótimo para pessoas que não ingerem leite e seus derivados, pois assim conseguem a quantidade de cálcio necessária. Mas lembre-se, assim como tudo que comemos, não deve ser consumido em quantidades exageradas pois dessa maneira sobrecarrega o sistema digestivo e principalmente o excretor, aumentando as chances de ter pedra nos rins.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente