Como montar uma horta de temperos e ervas na cozinha

2

Com ervas e temperos fresquinhos e livres de agrotóxicos, os pratos ficam muito mais saborosos e, claro, saudáveis. Que tal, então, ter sempre à disposição produtos dessa qualidade? Para isso, basta você mesmo cultivá-los em casa.

Você pode pensar “Minha casa é muito pequena para isso!” ou “Moro em apartamento; fica inviável!”. Saiba que não é necessário ter muito espaço para fazer plantio de ervas e temperos. É possível criar uma horta de ervas e temperos até mesmo em sua cozinha. Para isso, você precisa apenas seguir algumas dicas. Tais como:

Defina o recipiente: podem-se usar vasos próprios ou objetos sem utilidades, como canecas e latas, criando um espaço verde mais sustentável. Para evitar confusão na hora de colher, se possível, escreva nos recipientes o nome de cada plantinha.

Defina o local: escolha um lugar em sua cozinha que seja arejado e receba luz natural. Cuide para que crianças ou animais de estimação não tenha fácil acesso à sua horta.

1

Defina o que vai plantar: usar ervas de pequeno porte, como manjericão, hortelã, alecrim, orégano, coentro e cebolinha, é uma excelente ideia. São ingredientes bastante usados em nossa culinária e que não tomarão muito espaço.

Adube: faça adubação a cada 30 dias. Para esse tipo de cultivo, o mais recomendado é o adubo orgânico.

Regue adequadamente: cada espécie necessita de uma quantidade de água. A hortelã, por exemplo, precisa de regas diárias e fartas. O alecrim, por sua vez, não precisa – nem gosta – de muita água. Deixar a terra encharcada costuma ser fatal. Uma dica que costuma não falhar é observar a terra de cada vaso. Quando aparentar seca, ague.

Aprimore seus conhecimentos: peça conselhos a pessoas que já cultivam diferentes tipos de erva e ao estabelecimento em que for adquirir as sementes ou mudas. Esse pessoal geralmente tem muitos truques e instruções para passar. Além disso, estude na internet sobre suas plantinhas.

3
f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente