Como fazer um minhocário

Capa minhocario

Minhocas são animais que não agradam muitas pessoas. Porém você sabia que ter um minhocário em casa ajuda a economizar na compra de adubos? As minhocas produzem material orgânico que pode ser usado para fertilizar e fortificar as suas seus vegetais. Além disso, você pode usar a terra produzida para plantar, já que esses anelídeos promovem a aeração, ou seja, a constante troca de ar do solo.
O minhocário não ocupa muito espaço e não é necessário ter contato constante com os animais. Saiba como fazer um em casa ou até mesmo no apartamento.

Você vai precisar de:

– Uma garrafa PET sem gargalo ou um vidro de boca larga;
– Terra de jardim (caso não tenha em casa, peça em lojas de jardinagem);
– Esterco bovino curtido;
– Areia;
– Restos vegetais (dê preferência às cascas de frutas e restos de hortaliças);
– Folhas secas amassadas;
– Duas páginas de jornal;
– 30 centímetros de tecido tule;
– Elástico;
– Seis minhocas da espécie Califórnia.

Você pode usar o gargalo da garrafa como pá para auxiliar na montagem. Primeiro, coloque o equivalente a dois dedos de terra, dois dedos de areia, um dedo de esterco e por último um dedo de resto de vegetais.
Faça esse procedimento até deixar um pequeno espaço entre o conteúdo e a boca da garrafa. Em seguida, coloque as minhocas e espere elas entrarem na terra. Para facilitar esse processo, use terra úmida.
Por fim, coloque as folhas secas, cobrindo toda a terra. Embale a garrafa com o jornal, pois as minhocas só sobrevivem em ambientes escuros. Coloque o tule na boca e prenda-o com o elástico. Desse modo, seu minhocário está pronto. Sempre que notar que o ambiente está seco, coloque um pouco de água.
Esse pequeno sistema produzirá cerca de oito colheres de húmus por mês e você poderá retirar aos poucos para utilizar nas suas plantas.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente