Indicadores de Sustentabilidade – Empresas Sustentáveis

Indicadores de SustentabilidadeAtualmente, a Consciência Ambiental é uma das prioridades da maioria das empresas, uma vez que, o impacto ambiental tornou-se uma preocupação mundial. Existem normas e diretrizes que uma empresa deve seguir para ser enquadrada como ecologicamente consciente.

As normas envolvem o Gerenciamento Ambiental de uma Empresa e seus procedimentos. Criação de manuais, treinamento de coordenadores, divulgação das mesmas para os funcionários são alguns exemplos que devem ser seguidos. Mas dentro desse quadro o mais difícil é medir o impacto ambiental. Para isso foram criadas ferramentas, chamadas de Indicadores de Sustentabilidade, que auxiliam a definição do impacto e das atitudes que devem ser tomadas.

Um exemplo destas ferramentas são as pegadas de carbono. As pegadas de carbono medem o quanto de CO2 (dióxido de carbono) nós produzimos. São feitos cálculos baseados nas atividades diárias da pessoa, como ir de carro para o trabalho, acender as luzes, viajar de avião etc. Qualquer atividade que envolva combustíveis fósseis (petróleo, gás, carvão) gera gases nocivos ao meio ambiente aumentando o efeito-estufa. Existem sites na internet onde você pode calcular suas pegadas de carbono. Algumas pessoas já buscam diminuir este número dirigindo menos, fazendo pequenos ajustes na casa etc.

A energia é outro índice que mede a quantidade de energia utilizada para a produção de certo bem. Dessa forma é possível calcular o balanço, também chamado de contabilidade ambiental, do que a natureza tem que investir para a produção do recurso.

Já a pegada ecológica, mede o quanto de terra e água é necessário para a sustentação da geração atual. As Organizações Ambientais fazem campanhas para diminuir a pegada ecológica. Isso pode ser feito individualmente ou dentro de um grupo. Quanto mais avançada a população, menor a pegada ecológica. Desta forma os custos são reduzidos e a qualidade de vida fica sempre mais alta.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Um Comentário para “Indicadores de Sustentabilidade – Empresas Sustentáveis”

  1. Claudia Barbosa

    Tema muito importante de ser abordado porém pouco difundido. Gostaria de receber mais material sobre o tema Indicadores de Sustentabilidade, estou fazendo um trabalho academico a respeito e não consegui material suficiente.
    Obrigada

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>