Restaurante Sustentável – Sustentabilidade No Prato

O meio ambiente tem sofrido uma série de mudanças e, infelizmente para pior.

Como resultado das ações agressoras do homem temos atualmente rios poluídos, ares quase irrespiráveis nos grandes centros urbanos, índices de chuvas inesperados como as secas e cheias imprevistas, altas e baixas inesperadas de temperatura, recursos naturais se esgotando, espécies animais desaparecendo entre outros grandes problemas que tendem a piorar com a evolução da tecnologia e o crescimento populacional.

Com o intuito de abrandar essa tendência ou até mesmo erradicá-la, algumas pessoas tem investido em práticas de sustentabilidade, ou seja, ecologicamente corretas. Estes podem ser adotados em qualquer estabelecimento seja ele residencial ou comercial.

Nos restaurantes, por exemplo, as medidas ecológicas podem ser perfeitamente aplicadas, oferecendo assim uma refeição sustentável aos clientes. Lembrando que pode focar em ter um estabelecimento sustentável, pratos sustentáveis ou ambos. O ideal é sempre procurar alcançar o maior nível de sustentabilidade possível.

Para ter um restaurante sustentável, em primeiro lugar deve haver a preocupação com o imóvel, este deve ser construído com cuidado, utilizando materiais verdes e com certificado de procedência.

É importante utilizar fontes alternativas de energia como a solar, por exemplo, e conter um sistema de reaproveitamento da água da chuva, medidas que diminuirão o consumo de água potável.

Os móveis devem ser trazidos de locais próximos ao estabelecimento para que assim não haja a necessidade de longos transportes.
Estes devem ainda ter também o certificado de procedência, havendo a certeza de que não foram fabricados com matérias-primas de extrações ilegais.

este restaurante foi um dos primeiros a receber um prêmio por sua sustentabilidade

Na hora da faxina, deve-se tomar cuidado com produtos químicos, se não puder evitá-los utilizar o mínimo possível.

Na cozinha, utilizar alimentos sem produtos tóxicos, ter uma horta na propriedade é uma excelente alternativa que dá a certeza da boa procedência dos alimentos. Optar por produtos de produtores locais, assim reduzindo a emissão de CO2 é uma forma de colaborar com a preservação ambiental.

este escalope de frutos do mar é um prato completamente sustentável segundo o restaurante

O lixo produzido deve ser reciclado ou reutilizado. Os restos de comida podem ser transformados em adubos, as embalagens plásticas recicladas assim como os vidros e papéis. Até mesmo o óleo utilizado para a fritura de alimentos pode ser reaproveitado na fabricação de biodiesel, combustível pouco poluente.

Medidas simples podem alterar o processo de degradação ambiental, recuperando as boas condições do meio ambiente e evitando futuras catástrofes causadas pela má conservação deste.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

10 Comentários para “Restaurante Sustentável – Sustentabilidade No Prato”

  1. Mariana

    Adorei a matéria.
    Aqui no bairro de Pinheiros em São Paulo tem um restaurante assim. chama-se Eco House.
    A construção da casa foi feita de forma sustentável.
    O cardápio tb, eles usam ervas que são cultivadas na cobertura da casa.
    Muito legal vale a pena conferir.

  2. franciele

    gostaria de implantar essas ações aqui no restaurante de minha cidade!

  3. Satisfeito

    O Projeto Satisfeito (www.satisfeito.com) faz parceria com restaurantes para que eles ofereçam aos clientes pratos em tamanhos reduzidos para evitar o desperdício do estabelecimento e ainda fazem doações em dinheiro para organizações que combatem a fome e a desnutrição infantil.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>