Jovem cria máquina capaz de limpar todo o plástico dos oceanos em 5 anos

As boas ideias para salvar o meio ambiente podem vir de qualquer pessoa sem importar a idade. Prova disso é o jovem estudante holandês Boyan Slat, de apenas 19 anos, que criou uma máquina, a Ocean Cleanup Array, que retira resíduos de plástico dos oceanos. A eficiência de seu invento é tão grande que todo o lixo pode ser recolhido em apenas 5 anos de uso.
Plastico dos Oceanos

Problemas causados pelo lixo no mar

O lixo atirado no mar é um problema sério. Muitos materiais, como o plástico e seus derivados, flutuam na água e seguem o fluxo das correntes marítimas. Por isso, os resíduos podem viajar até milhares de quilômetros e poluir outras áreas do mundo.

Outro problema é que muitos desses itens não são biodegradáveis ou se desmancham em contato com a água. Isso faz que permaneçam no planeta durante décadas e até séculos somente ocupando espaço e se acumulando com outros tipos de lixo.

Além disso, existe um fator sério para as espécies animais do mar. Muitas delas confundem os resíduos com alimento e, em épocas de escassez, comem os resíduos que surgem no oceano. É comum encontrar bichos mortos com quilos de papel, plástico e borracha em seus estômagos. O lixo pode ainda dificultar a reprodução e a migração de certos animais, pontos essenciais para sua manutenção no planeta.

Projeto Ocean Cleanup Array e o protótipo criado

Além da incrível máquina, Slat criou o projeto The Ocean Cleanup Foundation, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve dispositivos para salvar os oceanos. Seu protótipo capta o lixo em uma determinada área do mar e, por meio de um enorme filtro, é sugado para dentro da base.

Obstáculos e soluções

A maior dificuldade para que o projeto funcione é a falta de um estudo minucioso dos locais mais poluídos do planeta, já que o lixo plástico existe em abundância no oceano e está espalhado por vários pontos. A solução, portanto, é criar mais versões do Ocean Cleanup Array.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

19 Comentários para “Jovem cria máquina capaz de limpar todo o plástico dos oceanos em 5 anos”

  1. Maria Possato Baldan

    maravilhoso isso.até que enfim, parece que alguém ficou preocupado com o meio ambiente. agora vamos aguardar que alguém invista nisso.Parabéns jovem!!!!

  2. Mirna Pieri

    É preciso fazer a divulgação em massa, pois temos as mídias em nossas mãos, vamos fazer com que chegue as grandes empresas, para serem patrocinadores dêste produto, pois é importantíssimo para a continuação da nossa espécie e principalmente dos animais marinhos!!!! VAMOS LÁ PESSOAL!!!!!! DIVULGANDO!!!!

  3. Juliana Peixoto

    A ideia assim como a iniciativa estão de parabéns!!! A única dúvida que me resta é saber se os grandes dominadores do sistema irão permitir que isso se torne REALIDADE… Afinal, tudo que é (realmente) bom para a humanidade é censurado pela grande Ordem… Eu ainda falo mais… se ele não for "suicidado" e manter o projeto, eu como gota d'água no oceano (que sou) contribuirei $ e ajudarei a levantar fundos para essa nobre atitude!!!

  4. Sandra Yamasaki

    Foi dito que é necessário um estudo para localizar os locais mais poluídos. Primeiro devemos criar um modo de barrar esse tipo de lixo, não o deixando chegar ao mar.
    Segundo, o lixo é levado pelas correntes marítimas … concordo que precisariam de várias unidades desse equipamento mas valeria à pena seguir o fluxo contrário dessa correntes ???

  5. Maria Moura Redemsky

    PARABENS GENIO DO BEM E DA SABEDORIA…..ESTOU MUITO FELIZ POR DEUS TER LHE DADO ESTA LUZ.. CONTINUE ABENÇOADO E CRIANDO OBRAS DE UTILIDADE DE RESGATE DA NOSSA NATUREZA TÃO DESRESPEITADA…..ADOREI O INVENTO..

  6. Lúcia Lina Pellicano

    Juliana, acho que não. Não creio que vá haver algum impecílio, salvo os já apontados (como falta de localizações exatas de maior concentração de lixo). Mas este tipo de invento para tal finalidade, não ameaça nenhum tipo de produto já fabricado e de consumo. Acredito sim que haja uma preocupação de vários governos e orgãos quanto à saúde do planeta e irão colocar em ação esse invento em larga escala. É que como brasileiro é um bicho apático, e pouco preocupado com meio ambiente, esse tipo de invento acaba parecendo uma realidade muito distante. E muito legal esse menino ter doado a uma instituição. Tô contigo, e apoio tambem$$$, seja em que lugar do planeta for. :-)

  7. Juliana Peixoto

    Bom dia Lúcia! Pois é, o planeta precisa se atitudes assim! Já ouviu falar no projeto "perfect water"? Uma descoberta incrível e que inclusive foi apresentada aí governo de SP como alternativa para despoluir o tiete… Pesquise a respeito, eu fiquei super triste pois a corrupção (mares de dinheiro que gastam/desviam dizendo que estão acabando com a poluição) impera, enquanto já era para tudo estar limpo…

  8. Juliana Peixoto

    Bom dia Lúcia! Pois é, o planeta precisa se atitudes assim! Já ouviu falar no projeto "perfect water"? Uma descoberta incrível e que inclusive foi apresentada aí governo de SP como alternativa para despoluir o tiete… Pesquise a respeito, eu fiquei super triste pois a corrupção (mares de dinheiro que gastam/desviam dizendo que estão acabando com a poluição) impera, enquanto já era para tudo estar limpo…

  9. Celso Afonso Brum Sagastume

    A idéia é excelente! Porém, eu tenho uma idéia ainda melhor. Na verdade é complementar a idéia do nosso amigo holandês. Ele pretende limpar a sujeira já existente – ótimo! Eu pretendo acabar com a sujeira que está indo todos os dias para os oceanos. Na verdade não só a sujeira dos oceanos, mas a do resto do planeta!
    Mais uma coisinha: enquanto a idéia do nosso amigo pode custar milhões de euros, a minha não custa absolutamente nada. Na verdade pode até reduzir o preço dos produtos.
    Vou deixar os detalhes para os interessados…
    Só tem um probleminha: eu sou brasileiro e no Brasil só dão importância para as idéias dos estrangeiros.
    Vou aguardar possíveis contatos pelo meu
    E-Mail: celsoabs@plugnet.psi.br
    Pode postar aqui no site, mas se não mandar cópia para o meu e-mail é provável que eu não fique sabendo e não possa responder…
    Para me comunicar pela Web eu não uso site nenhum, nem Facebook, só o meu e-mail.
    Obrigado!

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>