Saiba Mais Sobre a Agricultura de Precisão

Agricultura de PrescisãoA agricultura é uma das mais importantes atividades econômicas desenvolvidas pelo homem, não apenas pelo fato de produzir grande parte dos alimentos consumidos diariamente no mundo, mas também pelo seu elevado potencial de geração de empregos diretos e indiretos.

Ocorre que em função das dimensões dessa atividade, seus impactos sobre o meio ambiente se tornaram bastante expressivos nas últimas décadas, fato que pode ser comprovado por meio das imensas áreas derrubadas que abrem espaço para as lavouras, o volume de água desviado de seu curso natural para servir no processo de irrigação e dos insumos químicos empregados na adubação do solo e controle de pragas.

Para minimizar esse impacto ambiental, empreendedores de todas as partes têm investido em modernas técnicas de agricultura sustentável, uma solução que contribui com a preservação do meio ambiente, tem potencial para aumentar a produção e garante uma melhor margem de lucratividade.

Esses novos empreendimentos sustentáveis fazem uso, por exemplo, dos conceitos da agricultura de precisão, uma ferramenta que emprega uma avançada tecnologia de informação para mapear, de forma detalhada, as características físicas e biológicas do solo.

Dispondo dessas informações, os gestores podem calcular a dosagem correta de água, adubo e defensivos agrícolas para cada área da propriedade, evitando desperdício e promovendo uma efetiva redução no impacto às nascentes de água, ao lençol freático, ao solo e a todos os demais elementos que compõe o ecossistema, incluindo o ser humano.

Além da redução no impacto ambiental, outra vantagem do sistema de agricultura de precisão é o aumento da produtividade, visto que as culturas têm suas necessidades atendidas de forma plena.

Assim é importante que o moderno produtor seja eficiente na aplicação desse recurso, a fim de alcançar sucesso em seu negócio, por isos as informações obtidas sobre os fatores que interagem na lavoura e os seus efeitos são fundamentais.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente