Arroz Biodinâmico Sustentável

Arroz BiodinâmicoDo mesmo modo que crescem as necessidades alimentares da população brasileira, cresce também a produtividade das propriedades agrícolas, seja por meio da adoção de novas técnicas, pelo aumento da área de plantio, escolha de novas variedades de plantas ou por uma combinação de todos esses fatores.

Ocorre que nem sempre esse aumento de produtividade é acompanhado por um manejo ambiental correto, situação que produz impactos negativos no ecossistema e traz prejuízos para todos os seres vivos, incluindo o homem.

Visando reverter esse processo, muitos empreendedores têm investido em técnicas de agricultura sustentável, com destaque para o uso racional da água e de fertilizantes desenvolvidos sem o uso de produtos químicos nocivos. Este é o caso, por exemplo, das culturas de arroz biodinâmico que já estão sendo produzidas por diversos empreendimentos sustentáveis no Brasil e no mundo.

No processo de produção biodinâmica, o solo é visto como um organismo vivo, necessitando de cuidados especiais para oferecer as melhores condições ao desenvolvimento das culturas, incluindo a do arroz.

Para satisfazer essa necessidade são preparadas misturas especiais de ervas medicinais e esterco que são acondicionados em chifres de vacas, local onde permanecem por um determinado período até que adquiram as propriedades fundamentais para sua aplicação

O desenvolvimento dos compostos biodinâmicos possui ainda outra etapa, conhecida como dinamização. Ela consiste em promover o contato deles com a água de modo bastante específico, garantindo a aquisição das propriedades do material sólido, assim como é feito na homeopatia médica.

Segundo Rudolf Steiner, o criador desse processo, o resultado é um produto capaz de vivificar a terra, de modo que essa forneça, em abundância, todos os elementos para um desenvolvimento pleno das culturas de arroz.

Os bons resultados obtidos por esses empreendimentos sustentáveis, especialmente os do sul do Brasil, têm chamado a atenção dos agricultores de outras regiões do país, levando-os a buscarem cursos de especialização que os ajudem a adotar essa nova técnica de agricultura sustentável.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

9 Comentários para “Arroz Biodinâmico Sustentável”

  1. Alessandro Maia

    Sou acadêmico do 3 semestre de engenharia agronomica da Universidade Estadual de Roraima, gostei muito dessas materias publicadas, Parabens!!!!

  2. Daniel Dallagnol

    Sustentabilidade acima de tudo tem a ver com ética. Na medida em que as organizações, pessoas e sociedades se tornam mais éticas, ou seja, inserem em seus princípios e valores conteúdos éticos, pensar em sustentabilidade é mera decorrência.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>