Uso de Telhado Verde na Construção

Telhado VerdeUma das boas opções atualmente para economia de energia e isolamento acústico, seja em prédios, edifícios, casas urbanas ou rurais, é o chamado telhado verde. Essa técnica nada mais é do que um jardim suspenso que substitui os telhados convencionais feitos com telhas de cerâmicas, acrílico ou amianto. 

Gramas ou plantas nativas como flores e arbustos são colocadas no lugar das telhas, mantendo a temperatura ambiente mesmo com oscilações constantes. Onde há muita chuva ou umidade, a terra e a grama são capazes de fazer a absorção. Esse volume de água pode ser acumulado em reservatórios no próprio jardim, vindo a ser utilizada para uma autoirrigação. Em locais com falta de verde, como nos grandes centros urbanos, esse telhado colabora para o reequilíbrio ambiental. Uma das maiores vantagens para lugares com esse perfil é a melhora da qualidade do ar, proporcionando um ar mais saudável para a população.

Outra preocupação que vem sendo muito comentada é com a redução das emissões de carbono. O telhado verde é uma das opções ecologicamente corretas que age como filtro e contribui para atenuar a poluição atmosférica.

Para quem quer realizar um empreendimento sustentável desse tipo, não basta somente tirar as telhas e substituir por plantas. A obra exige a impermeabilização e a instalação de uma estrutura específica. No caso da retirada das telhas, placas de compensado fazem a base para a cobertura vegetal. Outros materiais sustentáveis, como as mantas onduladas, drenam a passagem da água e impedem que haja infiltração no local. O tempo de manutenção e vida útil dependem das condições do local onde o telhado está instalado. Quanto aos custos, isso varia de acordo com o tamanho, o tipo de material e a mão de obra envolvida para a realização do projeto.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

6 Comentários para “Uso de Telhado Verde na Construção”

  1. Leila Felicio

    Gostaria de fazer um curso de paisagismo baseado em reciclagem!!! Obrigada!! LEILA

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>