Conheça a feira que troca lixo por alimentos

Reduzir o desperdício de materiais e ajudar famílias que vivem em situação precária. Estes são alguns dos objetivos do “Lixo que Vale”, um projeto desenvolvido pela prefeitura de Umuarama, município localizado na região noroeste do estado do Paraná.
Criado há dois anos, o programa tem como foco central as famílias carentes do município, mas os seus benefícios estendem-se a toda população. Ao destinar à reciclagem um grande número de materiais que antes seriam descartados na natureza, o projeto auxilia na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento de uma consciência sustentável.
Lixo que Vale

Como funciona

O princípio de trocas do “Lixo que Vale” funciona da seguinte forma: após separar o lixo reciclável, a pessoa dirige-se a um dos pontos de troca espalhados pela cidade que são abertos todos os sábados. No local, é feita a pesagem e quem acumular um quilo de material recebe uma unidade de dinheiro fictício, denominado Moeda Verde.
Após receber a sua moeda, o morador vai a uma feira ao ar livre que faça parte do programa, aberta quinzenalmente. Lá, o dinheiro fictício pode ser trocado por uma grande variedade de produtos frescos e que são produzidos pelos próprios agricultores locais.

Produtos oferecidos

A lista de alimentos oferecidos pelas feiras inclui até 20 diferentes tipos de verduras, legumes e frutas, além de pães, carne, ovos, doces e bolachas. Todos os produtos são de boa qualidade e vêm diretamente do produtor rural.
Feira Troca Lixo Alimentos

Números do projeto

Segundo dados da prefeitura municipal de Umuarama, a média mensal de material reciclável trocado pelos moradores é de 8 mil toneladas. Nas feiras ao ar livre, a cada 15 dias, são distribuídos cerca de 3 mil quilos de alimentos para a população.

Benefícios

Além do meio ambiente e dos produtores rurais, quem também agradece pela iniciativa são os catadores da cooperativa de coleta de recicláveis. Muitos destes trabalhadores, que antes passavam por grandes dificuldades financeiras, hoje são beneficiados com o programa e obtém o seu sustento de forma digna.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

33 Comentários para “Conheça a feira que troca lixo por alimentos”

  1. Luiza Annunciato

    Maravilha!É projetos como esse que deveria ser implantado em todo Brasil, e não bolsa família, onde recebem sem contribuir, vejo muitos na fila para receber o benefício com maço de cigarros na mão. Parabéns Paraná!

  2. Edilene Aparecida

    Parabéns pela atitude ! Esse projeto tem que ser levado a outros estados do Brasil ! Enquanto houver fome e desemprego e tb a falta de educação adequada, podemos dizer que ainda vivemos em um país pobre !

  3. Mônica De Sales Andrade

    Amei a iniciativa!!! Vou compartilhar…quem sabe a Prefeitura do Recife aproveite a idéia!!! Idéias assim tem de ser divulgadas e copiadas pois fazem o bem para todos!!!

  4. Rose Virmond

    gostei muito;eu reciclo toda a semana os catadores passa sempre nas terça-feira gostaria que aqui em cascavel tambem fosse assim não teria tantos plastico ou coisa parecida jogado pelas ruas;

  5. Cristiana Valeria Pereira Oliveira

    Gente que coisa boa poderíamos levar esse debate para as escolas para que as crianças repassassem essa ideia dentro de suas casas. Adorei essa moeda verde, parabéns pela iniciativa: e que esse projeto se estenda para outras localidades, pois introduzindo frutas e verduras na alimentação as pessoas tendem a ter uma melhor qualidade de vida.

  6. Paschoal Regina

    Lindo gente !!! Parabéns Umuarama, parecidos com a Riviera de São Loureço/BR…Exemplo lindo de ler e compartilhar…Parabéns pelo projeto e mais que projeto, educação de vida na cidadania…

  7. Mariana Goulart

    maravilhoso esse projeto!!!… Isso é reciclar de verdade e não essas propagandas que grandes empresas que dizem ser sustentáveis.

  8. Raio de Sol

    Parabéns pela atitude ! Esse projeto tem que ser levado a outros estados do Brasil, gostaria que tivesse aqui na minha cidade.

  9. Milena Silva

    Que projeto maravilhoso, além de ajudar a população a se alimentar melhor ajuda na conscientização para que não desperdiçamos alimentos .

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>