Receita: brigadeiro de casca de banana

2

Uma importante forma de ser sustentável é reutilizar cascas e talos de alimentos que normalmente seriam jogados no lixo para fazer novas receitas ou reinventar pratos clássicos. Um exemplo de receita muito apreciada pela maioria das pessoas é o brigadeiro, que também pode ser feito reaproveitando cascas de bananas.
Essa é uma ótima opção para quem evita comer doces industrializados e quer inovar nos pratos de festas de aniversário. Confira o passo a passo para fazer esse brigadeiro:

Ingredientes:

– 1 litro de água;
– 10 cascas de banana;
– 3 xícaras de açúcar;
– 3 xícaras de farinha de trigo;
– 2 xícaras de achocolatado;
– 2 xícaras de leite;
– 2 colheres de sopa de manteiga;
– 1 xícara de leite em pó;
– 5 cravos-da-índia.

Como preparar:

O primeiro passo é garantir que as cascas estejam bem limpas. Para isso, lave-as com o auxílio de uma escova para eliminar toda a sujeira. Em seguida, pique todas as cascas e coloque-as na panela com água fervendo.
Acrescente o açúcar e os cravos-da-índia e mexa até ficar uma massa bem mole. Não deixe secar totalmente. Então retire do fogo e coloque essa massa morna dentro do liquidificador junto com a farinha, o leite em pó, o achocolatado e o leite.
Bata até obter uma mistura homogênea e volte ao fogo deixando cozinhar até atingir o ponto de desgrudar do fundo da panela.
Assim basta esperar esfriar e o brigadeiro está pronto. Faça as bolinhas, passe-as no chocolate granulado e coloque-as em forminhas. Essa receita rende cerca de 30 docinhos. Você ainda pode utilizar essa massa para rechear bolos e tortas, deixando seu prato um pouco mais natural e saudável.
Quem preferir, pode usar chocolate em pó no lugar do achocolatado. Porém, nesse caso, a receita ficará menos doce, portanto será necessário aumentar a quantidade de açúcar.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

4 Comentários para “Receita: brigadeiro de casca de banana”

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>