Economia Verde – Garantindo um Futuro Melhor

Economia VerdeA melhoria do saneamento básico e o acesso aos recursos de alimentação e saúde estão entre alguns dos responsáveis pelo aumento da população mundial, mas esse resultado não pode ser comemorado sem que antes sejam encontradas soluções para garantir a sustentabilidade das sociedades modernas.

Ao contrário do que se acreditava há algumas décadas, os recursos naturais não são infinitos e seu consumo, nos níveis atuais, poderá levar a Terra à exaustão, afetando diretamente as chances de sobrevivência das gerações futuras.

Para reverter o quadro atual de perda das áreas de floresta e a extinção de espécies animais e vegetais é necessário realizar ações que sejam capazes de promover um efetivo desenvolvimento sustentável, recolocando parte do que é extraído da natureza, com um comportamento de consumo responsável.

Para atender essa necessidade surgem cada vez mais empreendimentos sustentáveis, ou seja, negócios que são capazes de atender às expectativas do mercado ao mesmo tempo em que promovem a utilização racional dos recursos naturais.

Alguns países em desenvolvimento estão aderindo a essa “economia verde”. Um exemplo é o Quênia, que aprovou um projeto que tem como objetivo triplicar a energia produzida a partir de usinas geotérmicas juntamente com a implantação de usinas de produção eólica.

Bons exemplos de empreendimentos sustentáveis são as modernas fazendas que adotam novas técnicas como a agricultura de precisão e a preservação de áreas reflorestadas que, em muitos casos, superam as exigências previstas no código florestal vigente.

Mas não é apenas no campo que se pode fazer a diferença para garantir o desenvolvimento sustentável do país, nas grandes cidades há uma série de exemplos de empreendimentos sustentáveis dos mais diversos portes e seguimentos, com destaque para a construção civil, uma atividade que sempre foi uma geradora de resíduos e uma grande consumidora de madeira.

O setor de construção civil vem empregando as técnicas modernas de engenharia e sistemas computacionais para acelerar a construção de prédios utilizando menos recursos e fazendo o seu reaproveitamento, além de implantar soluções que garantam o funcionamento da estrutura com menor consumo de água e energia elétrica, que são dois fatores fundamentais para satisfazer as necessidades de desenvolvimento sustentável.

Vale a pena ressaltar que, além de contribuir com a preservação do meio ambiente e promover a inclusão social, os conceitos de economia verde ainda influenciam positivamente no lucro das empresas, seja por meio da redução de custos operacionais ou pela maior oportunidade de negócios, inclusive no exterior.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>