Custo dos Produtos Sustentáveis em Relação aos Convencionais

A faixa de preço dos produtos sustentáveis pode ser diferenciada, conforme o local de sua aquisição. Enquanto que nos supermercados, geralmente, o custo dos alimentos orgânicos é mais elevado, nas feiras é possível encontrar opções a preços reduzidos. Contudo, há ainda outros fatores que influenciam no custo desses produtos.

Moveis Materiais Reciclados

Um deles é o tipo da mercadoria. No caso dos alimentos, por exemplo, há espécies cujo desenvolvimento não é favorável em determinados ambientes. Exemplo disso é o tomate, que exige solo e clima totalmente diferenciados dos que existem em muitos lugares, o que dificulta sua produção.

Outro fator importante para a elevação dos custos de produtos sustentáveis, e que pode ser considerado o mais importante, é a mão de obra escassa. Comparados aos produtos convencionais, os sustentáveis são destinados a um público específico de consumidores, os quais estão dispostos a pagar mais caro para possuir algo diferenciado, cujo principal objetivo é a preservação do meio ambiente. Como esse público é ainda pequeno, o resultado são produtos em menor quantidade e valor elevado.

Mesa Madeira Reciclada

No entanto, é importante salientar que, devido à conscientização atual pela necessidade da sustentabilidade, a demanda por esses itens tem crescido consideravelmente. Sendo assim, a tendência é que em pouco tempo, os valores dos produtos sustentáveis sejam reduzidos.

Fabricação

A fabricação desses itens pode ocorrer de várias maneiras, dependendo da categoria escolhida. No caso dos alimentos, a produção é muito semelhante a dos alimentos convencionais, com a diferença de que somente sistemas naturais são utilizados para o combate de pragas, bem como para o tratamento do solo. Além disso, os alimentos orgânicos não apresentam qualquer tipo de agrotóxicos, o que os deixa muito mais saborosos e também evitam danos à saúde do consumidor.

Outro exemplo bastante comum são os artigos decorativos, em cuja produção geralmente são utilizados jornais, garrafas e tecidos. Montados manualmente, eles são ideais para enfeitar qualquer ambiente, desde os mais simples até os mais sofisticados.

Durabilidade

Os alimentos orgânicos costumam durar mais que os convencionais. Isso porque eles apresentam maior teor de água, o que evita a proliferação de bactérias. Já os demais acessórios sustentáveis podem durar mais ou menos tempo que os tradicionais, dependendo dos materiais utilizados.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

3 Comentários para “Custo dos Produtos Sustentáveis em Relação aos Convencionais”

  1. Analia Corina

    bom dia a todos estou passando a aprender a decorae, alguem me manda para iniciate algo eu vou agradecer um abraçoooooo.

  2. Leve Sustentável

    O processo de criação de um produto sustentável, começa se diferenciar nos projetos.Muitas vezes temos um projeto, e na hora de executa-lo, nos deparamos com algumas dificuldades na adaptação do material.Uma dica muito legal, e conversar abertamente com seu cliente, de modo que voltemos ao projeto, e com algumas alterações de medidas, acabamentos ou ate mesmo do material base, possamos re-aproveitar os materiais com menos mão de obra, minimizando o custo, e criando não só um produto sustentável, mais sim uma execução sustentável.
    Adote essa ideia.
    frederico@levesustentavel.com.br
    http://www.levesustentavel.com.br
    Leve Sustent�vel – Tel: 031 – 9475-3674 / 031 – 8735-2179
    http://www.levesustentavel.com.br

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>