Sustentabilidade: Como Aplicá-la em Casa?

O conceito de sustentabilidade está muito mais presente entre nós nos últimos anos do que desde a sua criação. As mudanças em nosso clima e a aceleração da degradação das fontes de recursos naturais cada vez mais aceleradas; trouxeram as portas de nossas casas o chamamento individual de cada ser humano para a sua responsabilidade com a salvação de nosso planeta e com a conservação da vida, como a conhecemos, na face de nossa linda bola azul.

Isso se torna mais e mais evidente conforme as notícias de problemas provocados pelas alterações climáticas e pelo efeito estufa se multiplicam nos noticiários e, muitas vezes, quando os sentimos em nossa própria carne. Os milhares (ou milhões) de vítimas de furacões, tornados, maremotos, secas, enchentes e outros desastres de magnitude nunca vista; clamam por nossa ajuda e por socorro para aplacar sua dor e sofrimento.

Mas como aplicar a sustentabilidade em casa? Como tornar algo trivial e corriqueiro um conceito tão “etéreo” para muitos seres humanos que têm pouca (ou nenhuma) instrução e são absolutamente dotados dos mais variados problemas e carências que se pode imaginar. Como levar a quem nada tem a importância de se conservar algo para as gerações futuras?

Talvez; aplicar a sustentabilidade em casa seja algo intangível demais para essas pessoas. Mas, com paciência e explicando pelo lado mais interessante para elas: o econômico; seremos capaz de fomentar o seu desejo, a sua colaboração e seu total empenho na formação de uma cultura de sustentabilidade doméstica muito mais rapidamente.

Basta que essas pessoas entendam que podem retirar do que normalmente abandonavam na natureza para se degradar por dezenas ou milhares de anos; algum tipo de lucro e de potencial econômico que possa melhorar suas vidas agora. Entender as sutilezas de garantir a sobrevida das futuras gerações pode ser extremamente difícil para alguém que acorda faminto e vai dormir desesperançado e com mais fome ainda. Portanto, aplicar a sustentabilidade em casa pode ser também uma nova forma de lucrar. Aqui e agora.

Sem dúvida, conseguir esse entendimento será vencer o desafio da aplicação da sustentabilidade em casa e da criação de uma cultura doméstica sustentável. Construir e instalar coletores de água de chuva e armazená-la para aproveitamento em limpeza e descargas sanitárias; aplicar a reciclagem aos resíduos orgânicos que normalmente iriam para o lixo e o oferecimento do produto final como adubo em residências ou casa de material para jardinagem. Reciclar os plásticos, latas e outros resíduos sólidos que iriam para o lixão ou parar nos rios e cursos d’água. Economizar nos gastos com energia elétrica e outros combustíveis.

Tudo isso poderá, em curtíssimo prazo, representar um ganho extra de dinheiro e elevar o padrão de vida dessas famílias pelo menos um pouquinho. Com isso, o dilema de como aplicar a sustentabilidade em casa será vencido e mais e mais lares se apresentarão para adotar as “boas práticas” e ganhar um lucro no processo.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

44 Comentários para “Sustentabilidade: Como Aplicá-la em Casa?”

  1. Eliane Noya

    Parabéns, estava procurando justamente foruns sobre melhores praticas na produçao de alimentos (agricultura), encontrei o atitudesustentaveis. Fico feliz com o avanço.

  2. Eliane Noya

    Parabéns, estava procurando justamente foruns sobre melhores praticas na produçao de alimentos (agricultura), encontrei o atitudesustentaveis. Fico feliz com o avanço da construçao civil (verde). Mas penso que precisamos pesquisar mais para a sustentabilidade.

  3. Angeline Sciacca

    Precisei fazer um trabalho sobre Gestão Ambiental,e
    o texto acima me ajudou muito,até a compreender como
    o indivíduo hoje em sua residência pode auxiliar o mundo

  4. Danielle

    Oi,
    achei bem legal a proposta do site. Achei um blog bem interessante, o contagie-se (contagie-se.blogspot.com). Ele fala justamente sobre o que é tratado neste post: dá dicas do que podemos fazer no nosso dia a dia para evitar o desperdício de material.
    Vale dar uma conferida.

    Danielle

  5. Jéssica

    Eu simplesmente ADOREI,essas boas práticas em casa!
    Apesar de já ter lido,e visto várias reportagens abordando este assunto,jamais praticara,pois alguns eram pouco viáveis para mim,porém encontrei aqui a resposta prática para as minhas perguntas!!(ah..principalmente a idéia de coletar água da chuva para usar na limpeza…concerteza irei praticar!!!).
    beijos e Parabéns pela matéria.

  6. Lígia Maria P.S.Prazeres

    Estou cursando Administração, eu e meus colegas vamos apresentar um seminário. Eu escolhi o tema Sustentabilidade, o que foi aceito por todos. É um tema tão rico de informações, que até então eu só tinha um conhecimento superficial sobre o assunto. Espero ao relatar as informações, possamos despertar nas pessoas atitudes sustentáveis, que venham melhorar a qualidade de vida dos habitantes da cidade onde moro.
    Tenho certeza que eu estou fazendo um pouquinho a minha parte.

  7. Eliana

    Boa Tarde!
    Estou pesquisando sobre o tema sustentabilidade para iniciar um projeto com meus alunos de educação infantil, a turma é de 6 anos. Eu achei este site muito interessante e gostaria de algumas sugestões para o trabalho com esta faixa etária em escola pública, muitos dos meus alunos são carentes e eu acredito que as crianças são capazes de aprender, mudar suas condutas e modificar também o ambiente que vivem, muitas vezes elas ensinam seus pais e familiares. Muito obrigada!

  8. Isabel Santos

    olá,
    sou professora de geografia e precisava fazer com meus alunos de sexta a oitava série uma atividade de educação ambiental e precisava de um texto para isso…
    encontrei esse site e fui no texto “sustentabilidade. o que é sustentabilidade? e achei perfeito para colocar na atividade
    espero que agora os alunos tenham uma mente mais sustentável !

  9. Alexandra

    Bom dia!!!
    Estou cursando Gestão de Recuros Humanos, e nosa professora nos pediu para montarmos um projeto sobre uma palestra sobre sustentabilidade para 400 pessoas, com palestrante remomado que já confirmou presença, a renda será revertida para entidade de caridade. Estou adorando o tema pois e muito rico, podendo ser amplamente discutido, nossa equipe ficou com os brindes… Gostaria de entregar uma lembrança na saida mas ainda estou em duvida, pois e nós q temos que custiar com tudo… mas estou adorando….

  10. Cristina

    Ola, penso que somos muuuuuuuuito ignorantes ainda em termo de sustentabilidade e engatinhamos, espero só que de tempo de caminharmos antes do planeta espludir. Tem coisas que poderiam ser feita que no meu ver ajudaria, por ex. se as industrias de shampoo colocassem grandes recipientes para vender shampoo nos mercados, poderíamos usar a mesma embalagem por anos, e isso poderia ser feito com outros produtos, teria vantagem economica para quem compra e ambiental, outra, porque a embalagem de ovos de plastico nao pode voltar ao supermercado, que devove ao avicultor que recolocaria a data de validade , alguem coloca caixa de ovos na boca que nao pode ser reutilizada?
    outra, as mullheres carregam bolças enoooormes , porque entao recebem as compras em sacolinhas ou evelopes, nao da pra usar a sacola.
    e assim como minhas observaçaes aposto que tem muita gente que poderia ver e contribuir com ideias para minimizar a quantidade de lixo
    abraço

  11. Dayane Diniz

    É bem mais fácil surgir o interesse por sustentabilidade quando o assunto em questão é dinheiro. Infelizmente algumas pessoas ainda pensam que o dinheiro é mais valioso que o próprio planeta. Por isso temos que buscar cada vez mais formas de chamar a atenção de todos!
    Eu estou adorando esse site, ele é uma boa forma de passar informações para aqueles que como eu estão da fato preocupados com o NOSSO PLANETA!

  12. Ariovaldo

    BOM DIA !!!!
    eu gostei desses conceitos de sustentabilidade e isso foi bom por que ensina o que é e para que serve, e também esse tema me serviu de bem para um tema do meu colégio.
    Mas é bom parar com toda essa poluição por que no final, como nós estamos com toda essa poluição com o eco-sistema e prejudicando a natureza e também nos prejudicando, então no final quando perceberem todo o mal que estão fazendo, já estará tarde de mais.

  13. Ari

    BOM DIA !!!!
    eu gostei desses conceitos de sustentabilidade e isso foi bom por que ensina o que é e para que serve, e também esse tema me serviu de bem para um tema do meu colégio.
    Mas é bom parar com toda essa poluição por que no final, como nós estamos com toda essa poluição com o eco-sistema e prejudicando a natureza e também nos prejudicando, então no final quando perceberem todo o mal que estão fazendo, já estará tarde de mais. Beijos e esse assunto irá ensinar À quem tiver enteresses.;D

  14. maria natali

    acessei o site e achei muito interessante o que estão questionando pois estou trabalando em um projeto de reflorestamento na minha cidade.parabéns aos idealizadores.

  15. Stella Miranda

    Finalmente alguém lembra das pessoas com pouca ou nenhuma instrução. Precisamos sim esclarecer e chamar essas pessoas para o compromisso também falando na linguagem em que todas entendam e possam contribuir do seu jeito. Esse momento que estamos vivendo necessitamos de toda a ajuda possível, quanto mais gente contribuir para o resgate do nosso planeta melhor. E esse pensamento do cuidar no dia a dia é o melhor de todos, pois com pequenos gestos se consegue muito.

  16. Luiza Pizzigati

    Tente ser mais objetiva nos seus textos!
    Seria interessante captar exemplos práticos dos seus textos..

  17. kimberlly

    eu acho muito legal isso ajudar nosso planeta estendo um trabalho lá na minha escola eu acho q eu vou tirar 10 k k k

  18. edemir morassi

    Abençoados professores que ensinam essas crianças, pois sabemos que o futuro deste planeta depende deles (professores em primeiro lugar e alunos).

  19. Marli magalhães

    O texto trouxe várias dicas importantissima para os que moram em casa térrea. Mas,ainda, há necessidade de políticas públicas para que tenhamos uma coisa mais intensa e do acreditar.

  20. Maria Elena Ferreira

    Prabéns pela atitude, muito obrigado me ajudou demais poís estou tentando fazer um projeto na escola sustentabilidade social.Com obletivo de conscientização.

  21. Maria Elena Ferreira

    Esse conceito de sustentabilidade, são as atitudes que devemos colocar em prática o mais rapído possivel iniciando no nosso lar. Caso contrário acabaremos destruindo o planeta e a nós mesmo, gostei muito e vou levar pra sala de aula para completar o já existente.

  22. ceci

    Gostei muito desta matéria.Essa questão ambiental ,hoje deveria ser o assunto mais difundido dentro das escolas ,igrejas e onde se tem oportunidade de passar esses conhecimentos relevantes às famílias , com poucas oportunidades de aprenderem de outras formas .Teria que ser passado verbalmente para conseguirmos uma cultura doméstica sustentável .
    O planeta agradeceria.

  23. Maria Rita

    parabéns ! precisei de fazer uma redação eo texto me ajudou muito.

  24. SILVIA

    Eu faço sabão caseiro é um beleza. falo pras pessoas que ao invés de jogar óleo no ralo, junte em um recipiente e vou coletar em suas casas, ainda levo o pedaço pra elas assim ficam mais entusiasmada acho que isso também é sustentabilidade, pois vendo bastante.

  25. Andrea Prata

    Parabéns a todos pelas informações. Estou pensando em coletar no condominio em que moro, o óleo de cozinha, e reservar em recipiente, mas onde poderei comercializar esse material, aqui em Salvador? Alguém sabe?

  26. tai maciel

    gostei nos ajudou muito em um trabalho de Geografia tcau tchau TAI SHEILA

  27. tai maciel

    GOSTEI MUITO YRI NOS AJUDOU MUITO EM UM TRABALHO DE GEOGRAFIA TAYNARA E SHEYLLA!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  28. nnati'

    Ah, e parabéns! ótimo site, ótima publicação! Muito útil também, principalmente porque estou na escola ainda – 6ª série – e estamos estudando muito sobre sustentabilidade ambiental e Rio+20.
    Parábens!!

  29. Adriana

    Parabéns pelas reportagens , são maravilhosas .

    E esclarecem muito sobre sustentabilidade.

  30. Silvia Alhadef Oliveira

    Gostaria q vcs me enviassem projetos, ou links de internet, para construção de reutilização de água do chuveiro para a descarga, e de água do tanque de enxague e máquina, para lavar quintal por exemplo.
    Obrigada, Silvia

  31. FATHIMA GOMMES

    Ótima matéria, dicas valiosas para que cada cidadão aprenda melhor como pode ser sutentável literalmente.

  32. agnes

    sempre que tenho oportunidade faco algo com reciclagem, de tudo como artista plastica pinto garrafas ,uso pallets, caixas de massa corrida tecidos retalhos jutas enfim tudo.

  33. Sustentabilidade Ideal

    Querida professora Heloisa, temos um núcleo de palestras ecossustentáveis com formação educacional e formas de reciclagem e reutilização de materiais e insumos sólidos feita na pratica pelos alunos. Maioress informações veja em Sustentabilidade Ideal no facebook.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>