Práticas de Sustentabilidade Dentro de Casa

Práticas de Sustentabilidade Dentro de CasaSustentabilidade é a palavra do momento na luta por um ecossistema melhor. O termo foi adotado para englobar uma série de práticas, tanto no cotidiano das pessoas quanto em grandes empresas e cidades que visam uma melhor relação com a natureza.

Como uma atitude coletiva, a sustentabilidade pode começar dentro de casa, com uma série de atitudes saudáveis que, embora possam ser consideradas pequenas, se forem realizadas com continuidade e dedicação podem se multiplicar e garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Assim, possuir atitudes sustentáveis é o primeiro passo para a garantia de um mundo mais saudável, ainda que nem todas as pessoas façam o mesmo.

A sustentabilidade em casa pode começar com consumos mais controlados de água, luz e lixo. O consumo sustentável de alimentos e produtos, além de diminuir o volume de lixo, ajuda na economia das despesas mensais da casa. Uma alimentação saudável, composta de frutas, legumes e verduras e menos de alimentos industrializados, como produtos congelados, é um excelente exemplo de atitude sustentável, visto que mesmo o lixo de frutas pode ser usado como adubo natural.

Quanto à água e à luz, as práticas de sustentabilidade devem ser diárias. É importante evitar deixar as torneiras abertas enquanto lava-se a louça ou escova-se os dentes, pois isto gera um gasto desnecessário de água. Evite também banhos demorados, ou tenha o controle da água em cada momento do banho.

Com relação à luz, evite manter certos aparelhos, como televisores e rádios, ligados por muito tempo, bem como lâmpadas em lugares que são claros a maior parte do tempo. A maioria do consumo de energia provém de itens que ficam ligados demasiadamente, exceto em caso de eletrodomésticos que precisam estar sempre ligados, como as geladeiras.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

8 Comentários para “Práticas de Sustentabilidade Dentro de Casa”

  1. Joana D´Arc Nogueira Ferreira

    O ponto de equilíbrio é fundamental em nossas vidas em todos os aspectos.Trabalhar na prevenção,da saúde também faz parte da sustentabilidade,só que humana.uma das dicas de prevenção da saúde é o exercício físico de acordo com as possibilidades de cada um.Se manter em uma postura confortável ,correta e naturalmente.Ter e usar atitudes conscientes quanto à própria saúde e estar, sempre conectado à informações de como funciona a sustentabilidade a partir de onde estamos vivendo já é um bom começo!

  2. Isadora

    Apesar de todas as pessoas terem escutado falar de sustentabilidade, muitas não se conscientizam e nem percebem o quanto é essencial adorar medidas simples, que colaboram para o desenvolvimento sustentável. Na verdade, existem muitos meios de prevenir a extinção da nossa raça, o que falta é a prestativa conscientização. Apenas um grupo de cidadãos não basta – por mais que contribua de forma significativa – e por isso o governo tem de atender nossos pedidos e fazer exigências à população. O mais importante, tem que haver um sistema de reciclagem…Isso deveria ser exigido por nós, para todos os representantes!

  3. Andréa Prado

    GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ESTE TEMA E GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES QUE LI. PARABÉNS

  4. keli

    BOM EU SEMPRE AJUDEI POR UM ECOSSISTEMA MELHO ADORO A NATUREZA E JAMAS QUERO VER ACABAR POR CAUSA DE SIMPLES CUIDADO QUE “EU E VC POSSA FAZER” NA MINHA CASA TODOS Já CONTRIBUI PARA MELHORIA AFINAL SãO OS MEUS FILHO QUE VãO CONTINUA COM ESSA MISãO AJUDE VC TAMBEM.

  5. elida

    adorei esse sit de voçês explincão bastante o que é i como evita os transtornos no planeta

  6. Patrick

    O que falta no mundo é atitude, as pessoas falam, falam, falam e não botam em pratica, vamos começar a fazer a diferença de verdade o que vocês acham ?

  7. Marcos Paulo

    Vamos cuidar do nosso planeta com carinho e respeito ao meio ambiente, reduzindo o tempo no Banho, apagando luzes diminuindo assim nosso inpacto ambientel – isso e vital para a nossa existencia e de dos proximos.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>