Complexidade do Ecossistema

Ecossistemas

Também conhecido como sistema ecológico, o termo ecossistema foi criado pelo ecólogo britânico Arthur Tansley, em 1935, para denominar áreas de interrelação entre os organismos vivos e o ambiente físico.

Características

Para serem caracterizadas com esse nome, as comunidades devem conter quatro elementos: os fatores abióticos, componentes físicos da região; os seres autótrofos, que produzem seu próprio alimento; seres heterotróficos, que precisam se alimentar de outras plantas ou animais; e os decompositores.

Diversidade

A diversidade desses elementos define, em cada caso, a complexidade do ecossistema. Deste modo, eles estão espalhados ao redor do globo e diferem em clima, relação entre seus componentes, espécies de animais e plantas, entre outras coisas. De acordo com o ambiente onde se encontra, o ecossistema pode ser classificado como terrestre ou aquático. No entanto, ambos os tipos podem ser encontrados em locais conhecidos como “wetlands”.

Divisão

Os aquáticos podem ser divididos entre os de água doce, que contemplam mares e oceanos, e os de água salgada, presentes em riachos, rios, lagos, lagoas e córregos. Os dois tipos possuem grande biodiversidade animal e vegetal. Além disso, o equilíbrio nesses sistemas é extremamente importante para a população humana, tendo grande influência, por exemplo, na atividade pesqueira.

Ecossistemas Terrestres

Entre os ecossistemas terrestres, os mais relevantes são as florestas (tropicais, temperadas ou coníferas), estepes, savanas, deserto, taiga, tundra, campos e campinas. Eles são de especial importância, uma vez que são grandes responsáveis pelo fornecimento de alimentos para a população. Como muitas vezes dividem o ambiente com o homem, qualquer desequilíbrio, como o desmatamento que acentua o efeito estufa, afeta diretamente a vida nas cidades.

Já as “wetlands”, localizadas em terra, mas com influência na vida marinha, são consideradas exemplos de ecossistema de transição. São classificadas neste grupo os brejos, mangues e pântanos.

Ecossistema

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

5 Comentários para “Complexidade do Ecossistema”

  1. Francisco Antônio Tchissumba

    Rios e suas planícies de inundação sustentar ecossistemas diversos e valiosos, não só pela qualidade da água doce para suporte de vida, mas também para as muitas plantas e insetos que mantém e que formam a base das cadeias alimentares. No leito dos rios, os peixes alimentam de plantas e insetos são comidos por aves, anfíbios, répteis e mamíferos.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>