As Casas em Harmonia com o Meio Ambiente

Casa ecológica autossuficiente

As casas ecológicas são criadas levando em consideração todos os fatores para que elas sejam autossuficientes ou o mais próximo possível disso. Este tipo de construção é uma tendência atual nos países mais avançados por ser uma opção moderna e ecologicamente correta.

Casas desse tipo geram, por meio de fontes naturais, maior parte da energia elétrica que consomem, e a água usada é, em boa parte, proveniente da chuva. Ou seja, não há excessos nem desperdícios, de modo que o local tenha o menor impacto possível sobre os recursos do meio ambiente. Este conceito é posto em prática sem desconsiderar as condições necessárias para uma habitação confortável e aconchegante, oferecendo os mesmos requisitos buscados em uma moradia convencional.

Construção

Para a construção, são usados materiais naturais e não tóxicos, como pedra, argila e a madeira, que, além de ser um recurso renovável, é transformada na indústria por um processo que consome pouca energia. A casa é equipada geralmente com filtro e cisterna para a água das chuvas, além de painéis solares para obtenção de água quente e energia elétrica.

É importante que todo o processo para erguer a casa siga o conceito de desenvolvimento sustentável, com passos obrigatórios, como usar madeira de origem legal comprovada, evitando assim o desmatamento. A construção precisa ainda gerar o mínimo de resíduos e garantir que estes possam ser posteriormente reciclados.

Habitação residencial

Para habitação residencial, muitas empresas estão se especializando em criar casas pré-fabricadas que conciliem todos os aspectos apresentados, porém sua existência é maior nos Estados Unidos e em países desenvolvidos da Europa. Os modelos oferecem habitações semelhantes aos lares convencionais e buscam aproveitar os elementos predominantes em cara região, como vento, sol ou chuva.

Utilização comercial

Para utilização comercial, no entanto, é possível ver por todo o mundo o aumento de edifícios com os mesmos conceitos da casa ecológica. Com eles, empresas têm a oportunidade de, ao mesmo tempo, diminuir significativamente o dinheiro gasto com energia elétrica, adequar-se a novas regulamentações ambientais e ainda melhoram a imagem da companhia frente ao público.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

15 Comentários para “As Casas em Harmonia com o Meio Ambiente”

  1. Miloca Avila Maica

    A construção de casas ecológicas é um assunto fascinante, amo tudo isso. A preocupação c/ a saúde e a preservação do meio ambiente é fundamental ! Penso que ainda é oneroso estas construções, tornando-se inviáveis ao público em geral.

  2. Marcia Meio Ambiente

    Porém o investimento compensa na qualidade de vida a longo prazo…represar água da chuva não é tão caro e vai reder muita economia a médio prazo..

  3. Mercedes Aguiar Da Silva Fabre

    REPRESAMENTO DE ÁGUA DAS CHUVAS É UM PONTO DE PARTIDA, IMPORTANTE PARA COMEÇAR A ADERIR A IDEIA SUSTENTÁVEL. HOJE CHOVE TANTO NO BRASIL QUE SE PODERIA ACUMULAR GRANDE QUANTIDADE DE ÁGUA. ESTE PROCESSO DEVERIA SER MAIS DIVULGADO.

  4. Jack M. Sickermann

    Veja aqui no Face a página "chuva amiga", e via Google "água de chuva". Vai ver um monte de projetos já realizados, a norma ABNT sobre isto e as arenas para a COPA-2014 vão coletar a chuva também.

  5. Celso Rodrigues

    É uma pena que "arquitetura sustentavel" seja ainda somente ao alcance das classes mais favorecidas, e que na verdade são as que menos necessitariam do ponto de vista economico mas quem sabe……um dia cheguemos a propiciar um número maior de pessoas!!!….

  6. Cristiane Santos

    Seria ótimo se todos pudessem ter acesso a esse tipo de construção de casa. Quem sabe um dia! Se nós começarmos com o básico que é o reaproveitamento da água da chuva, a coleta do lixo de modo correto…., aí podemos chegar lá.

  7. Vani Xavier

    comprei um terreno em salesopolis e gostaria muito de encontrar uma empresa que construisse a minha casa ecologicamente por um preço acessivel, infelizmente os preços são tão elevados .

  8. Êndrio Abreu Paulino

    Muito bom a matéria… Sou fascinado por casas ecológicas e busco todos os meios para aprender para no futuro colocar em prática… Muito show!!!

  9. Suzana Maringoni

    Dulciane, esta ai eu não sei… MAs Yvy Porã tá aberta às visitas, e a planilha de custos mostra que não é $$$$$$

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>