Como reutilizar água da chuva

A falta de água deixou de ser um problema grave restrito ao nordeste. Agora ela afeta também a região sudeste. A pior crise hídrica da história se deve a vários fatores. Entre eles, a falta de chuva e o mau uso da água.  Acredita-se que, de cada 100 litros de água potável, 60 se perdem em razão de maus hábitos e de distribuição ineficiente.

Várias medidas podem ser tomadas por parte da população a fim de que não haja escassez do bem mais precioso da terra. Reutilizar a água da chuva é uma delas. Veja a seguir como reaproveitá-la:

Como reutilizar água da chuva

Construa uma cisterna em seu quintal: uma técnica que está sendo bastante utilizada para captar água da chuva é a cisterna. Infelizmente não é possível construí-la em apartamentos, já que é preciso ter um lugar espaçoso e conexão com o telhado.

No telhado de sua casa, fixe uma calha, ela irá reter a água e facilitará a captação da água. Ligue um cano a essa calha, o tamanho dependerá da altura do local e da altura do recipiente que armazenará a água.

Caso você deseje encher mais de um recipiente por vez, faça uma ligação com mais dois canos. Dê preferencia para tambores de plástico, sempre comprando novos para que não tenha perigo de estar contaminado, já que eles normalmente são utilizados para transporte de venenos.

1

Importante

Adicione um copo de sanitária à água da chuva para que não se contamine por insetos e, consequentemente, ocasione doenças por meio de sua ingestão. Essa ação evita ainda a reprodução do Aedes aegypti, o mosquito da dengue.

Como utilizar

Utilize a água recolhida para regar as plantas, lavar o quintal, a varanda e o automóvel. Use-a também no lugar da descarga e para dar banho em animais de estimação.

227

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>