Lixo Eletrônico – Uma Ameaça Ambiental e Social

Com a velocidade que o desenvolvimento tecnológico vem avançando o lixo eletrônico tem aumentado muito, causando sérios danos ao meio ambiente, uma vez que os equipamentos eletrônicos são fontes de metais pesados, tóxicos e altamente poluentes.

Esses equipamentos estão sendo trocados com uma facilidade incrível, em tempo cada vez mais curto, pois os consumidores procuram pelos modernos computadores, geladeiras, televisores e celulares e outros equipamentos eletrônicos.

Descartam os usados em lixos, causando um grande impacto ambiental, pois esses produtos contêm cádmio, chumbo, mercúrio e berílio que em contato com o solo contaminam o lençol freático, e quando queimados poluem o ar, além de colocar em risco a saúde dos catadores de lixo.

O mundo inteiro tem se preocupado muito com o destino que vem sendo dado a esse lixo urbano tão poluente, principalmente os países desenvolvidos, mas infelizmente mesmo entre eles ainda existem os países que não tomaram nenhuma atitude em relação a isso.

Os países do primeiro mundo estão procurando passar a responsabilidade de reciclagem de seus produtos para os próprios fabricantes, podemos citar no caso a China que vem demonstrando grande preocupação com o lixo eletrônico.

Já nos EUA, por exemplo, são despejados nos lixões anualmente 300 milhões de computadores e apenas 14% deles é reaproveitado.

Entre os países emergentes, o Brasil é o que mais produz o e- lixo e não tendo um paradeiro correto para ele, manda-o para o lixo comum, acaba sendo depositado nos grandes lixões.

São raras as iniciativas existentes no país para dar outro destino a esse lixo, podemos citar entre elas, o projeto da Universidade de São Paulo (USP), que recicla computadores que já não tem mais valor, reutilizando até os menores dos parafusos, assim evitando que inúmeros PCs cheguem aos lixões brasileiros.O consumismo desenfreado é uma prática de vida adotada no mundo todo, as pessoas dão preferência a um aparelho de última geração à possibilidade de reformar ou equipar o antigo, e com isso o lixo eletrônico cresce cada vez mais.

Sendo assim, para que a natureza e a saúde humana estejam livres dessa grande ameaça é necessário despertar a consciência sócio-ambiental, as pessoas que já a tem devem promover campanhas a favor de um novo estilo de vida e propagandear as vantagens do consumo consciente, da reciclagem e utilização dos matérias, principalmente dos aparelhos eletrônicos.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

25 Comentários para “Lixo Eletrônico – Uma Ameaça Ambiental e Social”

  1. Lorena

    Olá. Sou bióloga e tenho preocupação com o descarte incorreto do lixo eletrônico, pois infelizmente a situação é crítica. Porém, esse deve ser um assunto de interesse de todos, pois se cada um ajudar fazendo a sua parte e conscientizando outras pessoas já ajuda. É necessária a criação de projetos que visem a reutilização dos produtos eletroeletrônicos, bem como seu descarte correto. Também é imprescindível a educação ambiental de toda a população.

  2. Miriane

    Bem, eu acho que, já que muitas pessoas gostam de trocar seus aparelhos a todo o momento, e os fabricantes, que, diga-se de passagem, adoram isso,
    eles deveriam assim como nós , consumidores, pensar no futuro do planeta e promover não a curto , mas a longo (e bota longo nisso…) prazo, descontos para consumidores que levarem seu aparelho antigo, não importando se foi comprado ali ou não, mesmo sendo um valor simbólico, mas ajudaria muitas pessoas a depositar o e-lixo em um local mais seguro.E assim os coletores vinham num lugar que ja esta determinado
    e certo de que colheriam grande quantidade do material. Penso que, dessa forma, o lixo eletrônico se perderia bem menos e dificilmente iria parar nos lixoes, misturados com lixo orgânico e sabe_se lá mais o quê. Obrigada pelo espaço!

  3. erick

    Bem, eu acho que, já que muitas pessoas gostam de trocar seus aparelhos a todo o momento, e os fabricantes, que, diga-se de passagem, adoram isso,
    eles deveriam assim como nós , consumidores, pensar no futuro do planeta e promover não a curto , mas a longo (e bota longo nisso…) prazo, descontos para consumidores que levarem seu aparelho antigo, não importando se foi comprado ali ou não, mesmo sendo um valor simbólico, mas ajudaria muitas pessoas a depositar o e-lixo em um local mais seguro.E assim os coletores vinham num lugar que ja esta determinado
    e certo de que colheriam grande quantidade do material. Penso que, dessa forma, o lixo eletrônico se perderia bem menos e dificilmente iria parar nos lixoes, misturados com lixo orgânico e sabe_se lá mais o quê. Obrigada pelo espaço!

  4. Carlos Abreu

    Realmente Erick, esta é uma idéia válida e bem simples, que inclusive sei que é implementada por algumas empresas em alguns países. Infelizmente não são todas as empresas que pensam no bem do nosso planeta.

  5. Carlos Eduardo

    Ééé..
    Há muitas pessoas com conciencia e descarta seu lixo eletronico corretamente
    e outros nao
    Mas se todos nos alerta – mos amigos, parentes, vizinhos e etc…
    podemos ter uma mundo mais cheio de vida, e saude!

  6. Vilson Jorge

    Bem “eu acho” que nada vai ser feito… vamos continuar assim até tornar a terra um local impossível de habitar… vamos continuar assoreando os rios, derrubano a floresta amazônica e por ai se vai…

    Podem me criticar; mas asseguro que adoto postura ecológica melhor do que muitos teóricos, críticos, etc…

    me refiro que na coletividade, estamos todos mortos…baseado nas atitudes que estamos acostumados a ver por ai todo dia.

    açoes preservacionistas, medidas para coibir a contaminação da agua e do solo, deveriam partir dos governos… estes sim tem poder de lei, nós, como cidadões, se formos conscientes, podemos fazermos a nossa parte, sugerir, reclamar… e não muito também… senão apanhamos da polícia.

  7. Mariana Benedett

    Ta ai algo que deve ser desevolvido proporcionalmente ao consumo e avanco tecnologico: atitude sustentavel. O Brasil e o pais que mais gera "e-lixo" do mundo, sem muita preocupacao.

  8. Gerplan Terra

    Reduza o valor de sua conta de água em até 80% e a inda transforme
    sua torneira comum em automática, em apenas 5 minutos
    seja ela de plástico ou de metal, nova ou antiga

    Veja no vídeo a praticidade na instalação do aparelho em uma torneira de plástico.

    1º – Entre no Youtube e digite: (Como instalar uma válvula Gerplan)
    https://www.youtube.com/watch?v=N6Mox8CGFMA

    Veja os benefícios que o aparelho traz.

    01º – transforma a sua torneira comum em automática
    02º – Reduz o consumo e desperdício da água de 40% a 80%.
    03º – Não necessita usar as mãos para abrir, fechar ou apertar torneiras e mictórios.
    04º – Evita risco de contaminação cruzada por bactérias, vírus, fungos e outros.
    05º – Deixar sua torneira com mais conforto e praticidade.
    06º – Muito útil para alguns deficientes físicos.
    07º – Sua torneira ficara com duas opções, pode deixa-la em automática ou manual.
    08º – Evita o desperdício de gotejamento e mau fechamento causado por pessoas imprudentes.
    09º – Chave de segurança, caso ocorra falha no automático, vire a chave e sua torneira volta para manual.
    10º – Em seu funcionamento não usa rede elétrica, baterias, cabos, cordas ou mangueiras.
    11º – Sua instalação e simples e rápida, sem quebrar pisos, paredes e azulejos.
    12º – Podem ser usados em todos os tipos de torneiras de metais ou plásticos sejam elas antigas ou novas.
    13º – Vai contribuindo com a sustentabilidade e o meio ambiente.
    14º – Não tem manutenção, são aparelhos retornáveis.
    15º – Sua fabricação e 100% brasileira (gerando mais empregos).
    16º – Seu valor e manutenção são de baixo custo.
    17º – Beneficio para você, família, clientes e funcionários.

    Veja mais vídeos:

    2º – Entre no Google e digite: (Válvula Gerplan)
    https://www.youtube.com/watch?v=2bPzBHBP_k4

    3º – Entre no Youtube e digite: (Economizadores de água ecológicos Gerplan)
    https://www.youtube.com/watch?v=dX9MI8M_OSA

  9. Clovis Demetrio

    Muito bom o trabalho, mas a sociedade em geral precisa ser educada, pois são raras as pessoas que tem esta consciência do correto descarte do lixo eletrônico entre outros, precisamos bater muito neste assunto tão importante para o futuro do planeta.

  10. Nilzete da Silva

    É preciso que as pessoas tenham consciência do grande impácto no meio ambiente que estes lixos eletronicos estão causando, poucas pessoas se preocupam com o futuro do nosso planeta que está virando um caus com tantos materiais descartados por ai, é nos rios, nas ruas,nas rodovias em todo lugar só vemos lixo. precisamos fazer alguma coisa com urgência pra salvar os nossos recursos naturais e comprar menos produtos agindo desta forma estamos contribuindo com a natureza.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>