Conheça o Retorna Machine!

maquina-para-depoisitar-latinhas

Fonte da imagem: http://vocesa.uol.com.br/

Algumas invenções são tão extraordinárias que nos leva a pensar como alguém não teve essa ideia há mais tempo. Esse é o caso da Retorna Machine, uma máquina de venda-reversa que foi instalada em alguns pontos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro para promover a troca de latinhas e garrafas PET por produtos e serviços variados.

O Retorna Machine recolhe resíduos sólidos reutilizáveis e recicláveis. Em troca, a pessoa pode participar do “Sistema Retorna Machine de Fidelidade e Recompensas”. Trata-se de um sistema em que o usuário se cadastra e sempre que deposita algum material acumula pontos para trocar por diversos produtos e serviços.

Quem são os donos da iniciativa 

A Recicla Machine foi desenvolvida baseada no mecanismo muito popular por aqui: as máquinas em que você insere notas ou moedas para retirar algum produto. No lugar do dinheiro, ela recebe garrafas PET e latas de alumínio. O maquinário foi trazido para cá pelos empresários Felipe Kurc e Thiago Von Gal da Noruega.

recicla-machine

Fonte da imagem: http://exame.abril.com.br/

Foi Von Gal que teve a ideia importar a engenhoca. Aliado a Kurc, que é também engenheiro de produção, fundou a Susten Trading para facilitar as empresas a se adequarem à Lei nº 12.305/2010 de Logística Reversa. Ela responsabiliza os fabricantes a darem destino final ao lixo que resultou na utilização de seus produtos. O serviço encurta essa tarefa, porque o produtor da embalagem oferece descontos ou pontos de fidelização para futuras compras a quem a ajudar a reciclar. A engenhoca também faz relatórios da quantidade de materiais coletados, entre outros dados relacionados.

 

O material coletado pelos maquinários é encaminhado para cooperativas de catadores e comercializada com empresas privadas.

Como funciona o Retorna Machine

Para participar do programa de vantagens, você deve acessar o site do Retorna Machine e se cadastrar gratuitamente. Em seguida, verifique quais são os pontos de troca mais próximos a você, disponíveis no próprio site. Deposite as embalagens com o código de barras voltado para cima e vá acumulando os pontos para trocar por um dos itens oferecidos.

A máquina aceita garrafas PET e latinhas de refrigerante. A primeira vale 10 pontos, enquanto a segunda rende 15 pontos na sua conta.

Você pode consultar o seu extrato de pontos pela própria Retorna Machine, pelo site do programa ou por meio do aplicativo disponível para smartphones e tablets. Pelos mesmos meios, você também resgata os seus pontos a qualquer momento, não sendo necessário acumular uma quantidade mínima para isso.

Antes de começar a utilizar o programa, leia o regulamento disponível no site.

Troque garrafas PET e latinhas por créditos do Bilhete Único 

trocar-garrafas-pet-por-credito-bilhete-unico

Fonte da imagem: http://sustentavel.blog.br/

Na cidade de São Paulo, os maquinários podem ser encontrados na estação Sé, rodoviária do Tietê e shoppings Butantã, Metro Santa Cruz e Jardim Sul. Neles, as pessoas podem depositar garrafas PET e latinhas para trocar por créditos no Bilhete Único, espécie de cartão-passe aceito no transporte público. Cada 100 pontos acumulados são convertidos a R$0,35. Pode ser pouco, mas já é um começo e uma ação sustentável!

Além desse benefício, também tem outros produtos e serviços pelos quais os pontos podem ser trocados. No site do programa, você encontra essas e outras informações!

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>