Fontes de Energia Limpa – Geração de Energia com Respeito à Natureza

Fonte de Energia LimpaCom as evoluções desenfreadas e tantos danos causados ao meio ambiente, a humanidade passou a relacionar-se de maneira diferente com a natureza na tentativa de preservar o meio ambiente e consequentemente a vida de todos os seres.

Assim a humanidade vem lançando mão das fontes de energia limpa existentes em nosso planeta, que são eficientes, causam menos danos ao meio ambiente e são de baixo custo.

Entre elas está a tão famosa energia eólica, usada já na antiguidade para locomover os barcos à vela ou para funcionar as engrenagens de moinhos, onde os ventos moviam as pás e a energia eólica era transformada em energia mecânica e usada para moer grãos ou bombear a água.

A força eólica, ou seja, a energia gerada pelos ventos vem ganhando destaque nos últimos tempos por ser considerada umas das mais promissoras fontes naturais de energia limpa, ou seja, renovável e bem distribuída em todo planeta.

A produção de energia eólica ocorre através de um cata-vento instalado em lugares que ventam bastante, onde os ventos tem força para girar as pás do cata-vento que acionará um gerador de energia elétrica.

Temos como vantagens da utilização desta energia os fatos de ser fonte de energia inesgotável e abastecer lugares aonde a energia comum não chega.

Por outro lado, temos como desvantagens a geração de poluição visual pela necessidade de muitos cata-ventos, poluição sonora, pois alguns cata-ventos são muito barulhentos e a morte de pássaros que acabam se chocando com as pás dos cata-ventos.
Há três maneiras de gerar energia a partir dos mares, que são:Temos ainda como opção energética a energia das marés, ainda pouco conhecida e pouco aproveitada por não existir tecnologia para sua exploração comercial.

1. Construir diques que envolvam uma praia onde com a maré alta a água entre nos diques e ao abaixar saia como em qualquer outra barragem, mas para isso é necessário um aumento de pelo menos 5,5 metros na maré, além de haver a necessidade ter correntes fortes.

2. Utilizar o moimento de subida e descida da onda para dar potência a um êmbolo que move para cima e para baixo em um alinhamento que pode colocar um gerador para funcionar.

3. Aproveitar a diferença de temperatura entre as águas da superfície e do fundo do oceano, para fazer girar turbinas que acionarão geradores, tendo em vista que quanto mais fundo mais fria fica a água, a diferença deve ser de 38 graus fahrenheit entre a superfície e o fundo do oceano para alcançar os resultados desejados.

Umas das vantagens do uso dessa energia são a abundância da fonte e a capacidade de abastecer milhares de cidades costeiras e as desvantagens se dão com a mudança no nível das marés o que gera uma produção inconstante.

A energia biogás também é uma forma de energia limpa, gerada pela transformação de excrementos de animais e de lixos orgânicos. A matéria-prima é fermentada por bactérias num biodigestor, gerando gás e adubos. Uma forma de energia importante para o meio ambiente, pois da fim ao lixo orgânico e gera fertilizantes, além de beneficiar os produtores que podem produzir comercializar e fazer uso do gás, não mais necessitando comprá-lo, e ainda pode substituir o petróleo, tendo como desvantagem apenas a dificuldade de armazenamento do gás.

Outra forma dessa energia é o biocombustível. O Brasil está entre os maiores produtores mundiais deste.

O bio combustível é gerado a partir de produtos agrícolas como sementes de mamona e cana-de-açúcar, cascas, galhos e folhas de árvores. Esses produtos passam por um processo físico-químico gerando o etanol e o biodiesel.

Substitui diretamente os derivados de petróleo e utiliza vegetais que absorvem co2 em sua fase de crescimento. Ocupa terras destinadas a plantio de alimentos para a produção de matérias-primas o que é uma de suas desvantagens.

Em último lugar podemos citar como forma de energia limpa a energia solar produzida da seguinte maneira: As células fotovoltaicas são feitas de semicondutores. Quando a luz do sol atinge essas células os elétrons do semicondutor são excitados e começam a correr livremente no circuito formando a corrente elétrica.

Os maiores produtores de energia solar são o Japão e os Estados Unidos. Já que essa energia exige uma estrutura cara para sua produção, o Brasil a utiliza em baixa escala. Suas vantagens são abastecer lugares aonde a energia comum não chega e ser fonte de energia inesgotável, tendo como desvantagem a produção ser interrompida durante a noite e sofrer uma diminuição em dias de chuva, neve ou em lugares com poucas horas de sol.

Os biocombustíveis poderiam ser usados ainda para substituir completamente os derivados de petróleo, o biogás poderia ser usado no setor de automóveis e as marés terem seu uso expandido para a produção de energia elétrica.

Enfim, são diversas as formas de se obter energia sem causar transtornos ao meio ambiente. Fazer melhor uso destes tipos de energia é sem dúvida um grande passo no caminho para o desenvolvimento sustentável.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Um Comentário para “Fontes de Energia Limpa – Geração de Energia com Respeito à Natureza”

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>