O Futuro Verde: Sapatos Biodegradáveis

A decomposição de um sapato comum jogado no meio ambiente pode levar, em média, até 250 anos. Esse é o tempo em que materiais como couro, sola e borracha desaparecem quando descartados na natureza. Por outro lado, viraram notícias no mercado algumas alternativas ecológicas para esse problema. Chamados de sapatos biodegradáveis, foram produzidos pela primeira vez no pólo de Franca, São Paulo. Resultado de dois anos de pesquisa, ao retornar ao meio ambiente, seu tempo de decomposição é projetado em cerca de cinco anos, ou seja, 50 vezes mais rápido que calçados tradicionais.

Sapatos Biodegradaveis

Desenvolvimento do produto

Em sua montagem utiliza-se um couro especial, que não envolve no processo de fabricação elementos químicos que agridem o meio ambiente e tornam a decomposição mais difícil. Continuando na linha de fabricação, o sapato é estruturado na sola com uma borracha biodegradável, desenvolvida em laboratórios há cerca de dois anos. A cola utilizada também é diferente, a base de água e sem cheiro. Por último, o forro interno é feito por uma fibra originada do bambu. Seu cadarço também é feito completamente de algodão.

Opções encontradas no mercado

O sapato chega às lojas custando em média R$ 200, ou seja, 30% mais caro que os convencionais de linhas similares à dele. Outras marcas e países já se interessam pela onda biodegradável, produzindo-o também na Europa. Lá, outro modelo está fazendo sucesso: um sapato inteiramente de borracha biodegradável, com a espessura de um milímetro, muito semelhante a uma meia. Inspirado em tribos indígenas da América, que costumavam pintar a sola de seus pés com látex natural, está disponível nas mais diversas cores. Com essa popularização a expectativa é de uma queda nos preços, tornando-os até mesmo mais baratos que os convencionais.

Sandalias Biodegradaveis

Sapatos biodegradáveis ajudam o planeta e evitam que resíduos nocivos permaneçam na natureza. Você pode encontrar o primeiro modelo na loja do fabricante Sapatoterapia, onde custam entre 180 e 240 reais. O segundo modelo pode ser comprado em lojas internacionais ou também no site da fabricante, OneMoment, e variam entre 30 e 70 reais.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

2 Comentários para “O Futuro Verde: Sapatos Biodegradáveis”

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>