Sustentabilidades – Saiba mais sobre a Sustentabilidade na Vida Urbana

A utilização de conceitos de sustentabilidade na vida urbana.

Hoje, com o alto nível de degradação e com a grande produção e acúmulos de resíduos, sejam domésticos ou industriais, tem-se uma grande urgente na aplicação dos conceitos da sustentabilidade para a infra-estrutura urbana. As preocupações como as buscas por fontes de energia renováveis, ou novas tecnologias que possibilitem a limpeza dos rios e a reutilização dos resíduos está no seio de uma mudança que torna a sustentabilidade aplicada às cidades.Sustentabilidade na Vida Urbana

A sustentabilidade se perfaz em diversos níveis. O maior deles é o que infere às macroestruturas político-econômicas. Alguns fatores podem contribuir fortemente para a própria sustentabilidade. Entre os quais os de ordem política: com medidas incentivadoras, por exemplo, ao biocombustível, não somente ao seu desenvolvimento técnico, mas também a sua aplicação nas camadas sociais diversas.

No nível econômico, pode-se aplicar os conceitos de sustentabilidade aplicada às cidades como: gestão ambiental para empresas e indústrias, a utilização de matérias-primas renováveis, a adequação a um processo de reaproveitamento e reciclagem, etc. Ater-se sempre as novidades sobre o tocante podem ser um significativo meio de adesão as práticas do desenvolvimento sustentável.

Outra área de altíssimo valor as questões ambientais nas cidades é sem dúvida o social, a participação individual e coletiva, como a criação de aterros sanitários que aproveitem a energia do consumo local, ou o uso de placas solares, energia eólica, ou até mesmo a habitação em locais projetados para serem sustentáveis, como no caso da arquitetura e da construção civil especializada.

Obviamente, a preocupação na adoção de medidas sustentáveis é imediata, e reflete diretamente em todo o futuro da vida urbana.

Esta por sua vez conta com uma reeducação grande, que incluem todas as estruturas do sistema (ambientais, sociais, financeiras, políticas), e que se perfazem tanto em grandes investimentos, como em tratamento de rios e canais já degradados, quanto em pequenas atitudes como a preferência pelas marcas que se aderem às preocupações ambientais.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

10 Comentários para “Sustentabilidades – Saiba mais sobre a Sustentabilidade na Vida Urbana”

  1. rodrigo

    se as pessoas não s econcientizarem da importançia de amar e respeitar a natureza e todas as formas de vida nela existente as proximas gerações não terão futuroo!
    pense nisso.!
    salvar o planeta da destruiçaõ é dever de todoss!!

  2. Gabriel

    Adorei! A sua visão sobre sustentabilidade é surpreendente. Gostaria de dar minha opnião por que não põe projetos sustentaveis no seu site.

  3. gabriela

    Se nõ nos consientizarmos logo nem futuro teremos, no rítimo em que sugamos todos os recursos da terra, vamos acabar com ela antes do futuro chegar.

  4. suelen

    Olá, Henrique Carvalho estou elaborando minha monografia com o tema de sustentabilidade social,quero sita-lo como referencial.
    Para isso preciso de informações sobre o autor desta pesquisa, tem como?
    obrigada!

  5. Maria Auxiliadora de Oliveira

    Reciclar materiais separando no lixo,não jogar óleo na pia mas levá-lo para ser reutilizado também ajuda o planeta a ser sustentável.
    Economizar a água no banho, não lavar calçada , aproveitar a água da roupa para reutilizá-la.
    Uma das coisas que noto muito é o vandalismo nos telefones públicos, quanto mais estragar mais dinheiro público, mais materiais enfim ter educação para utilizar tudo que prefeitura do seu bairro oferece sem destruir colabora com a sustentabilidade do planeta.

  6. millena

    muito legal a opinião de vcs,eu também acho gabriel que a é direito te todooooooos cuidar do meio ambiente ou seja cuidar do planeta.

  7. thaiza mara

    eu achei muito legal precisei para a meu trabalho da escola legal!!**

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>