Ideias Para Reutilizar Esmaltes Vencidos (E Suas Embalagens Também)!

É possível reutilizar esmaltes vencidos ou velhos para retocar objetos antigos ou deixá-los mais bonitos e coloridos. Com um pouco de criatividade, as embalagens dos produtos recebem alguns enfeites e transformam-se em lindas peças decorativas. Essa atitude ajuda a preservar o meio ambiente, já que se fossem descartados no lixo comum as suas substâncias químicas contaminariam o solo e a água e prejudicaria a natureza. Confira algumas ideias para se inspirar!

como reutilizar esmalte

Fonte da imagem: Pintar Unhas

Reutilizar esmaltes para decorar chaves

Se você anda com um molho de chaves e sempre se perde quando precisa de uma em especial então seria bom diferenciá-las para pegar a correta sem perder muito tempo. Para isso, a dica é reutilizar esmaltes velhos para pintá-las. Combinar cores, criar detalhes ou somente utilizar os esmaltes com glitter são dicas para deixá-las muito fofas, como as da foto:

chaves pintadas com esmalte

Chaves decoradas com esmaltes – Fonte da imagem: Borboletas na Carteira

O ideal é passar o esmalte somente na parte da cima das chaves, de forma que não atrapalhe o seu desempenho ou emperre na fechadura. Bolinhas, florzinhas  e outros desenhos mais simples são fáceis de serem pintado reutilizando esmalte velho. Abuse de ilustrações criativas para deixar os objetos mais lindos e personalizados!

chaves decoradas com esmalte

Fonte da imagem: Andrea Kubiki

Faça vasinho de flores

Ao reutilizar esmaltes, você também pode aproveitar os vidrinhos vazios na confecção de miniaturas de vasos! Os modelos abaixo foram pintados com tinta spray e ganharam uma fita ao redor da base com um botãozinho para complementar a decoração. Veja como ficam lindos ao receberem florzinhas pequenas.

vasos de flor reutilizando vidros de esmalte

Fonte da imagem: Troca-Troca Fashion – Clique aqui para aprender a fazer

Se o esmalte estiver duro, então você nem precisará pintá-los se não quiser. Nesse caso, aproveite a cor da tinta e decore o vidro de formas diferenciadas, como as embalagens abaixo. Cada uma recebeu uma letra da palavra “Love” para a confecção de um conjuntinho lindo de vasos em miniaturas! Perfeito para deixar a decoração da penteadeira ainda mais bonita preservando o meio ambiente!

vasos com embalagens de esmaltes

Fonte da imagem: Reciclagem no Meio Ambiente

Porta-recado com potes de esmaltes

Outra forma de aproveitar as embalagens de esmalte de forma muito criativa é transformando-os em lindos porta-recados que ficam lindos na escrivaninha ou na mesa do trabalho. Para deixá-lo ainda mais bonito, capriche na decoração: strass, adesivos e outros enfeites deixam a peça ainda mais arrojada.

porta-recado feito com vidro de esmalte

Porta-recado feito com vidro de esmalte – Clique aqui para aprender fazer

Dê um novo colorido a objetos velhos

Sabe aquela capinha de celular que você não usa mais? Você pode reutilizar esmaltes para dar uma nova cara a ela e ter mais vontade de enfeitar seu aparelho novamente! Veja que linda ficou o modelo abaixo ao jogar o produto aleatoriamente. Parece até uma obra de arte.

colorir capinhas de celular com esmalte

Fonte da imagem: Uma brasileira

Você também pode reutilizar esmaltes para retocar diversos objetos que estejam perdendo a sua cor original ou para decorar outros acessórios, como cabides, molduras de quadro ou porta-retrato, grampos de cabelo, prendedor de roupa, entre outros!

Você também vai gostar de:

  1. Como Descartar Cosméticos Vencidos Corretamente
  2. Porta-treco Sustentável: Transforme Caixas de Leite em Organizadores

 

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>