A Sustentabilidade do Turismo de Base Comunitária

Turismo de base comunitária é aquele em cuja criação, o desenvolvimento e a administração têm a participação marcante das populações recebedoras que, por sua vez, ficam com a maior parte dos benefícios gerados, a fim de perpetuar a atividade.

Esse conceito foi estabelecido em uma conferência realizada pela WWF Internacional em 2001 como contraponto ao turismo comercial, realizado frequentemente por organizadores vindos de outras regiões, que extraem a maior parte do valor mercadológico do ponto turístico e assim impedem o seu desenvolvimento sustentável.

De pronto, o turismo de base comunitária compreende atitudes sustentáveis como a distribuição da renda entre os indivíduos das comunidades receptoras, que usam uma parcela para melhorar a infraestrutura aos visitantes e outra para o próprio sustento e permanência no lugar.

A infraestrutura forte com sistema de saúde, educação e saneamento básico, proporcionada pelo turismo de base comunitária, reduz desvantagens do turismo convencional como os riscos de propagação de doenças, conflitos entre comunidades e descarte inadequado de lixo.

A distribuição dos benefícios gerados pela atividade turística também enriquece e valoriza o modo de vida dos habitantes locais, que assim têm mais força para oferecer uma experiência de imersão cultural mais profunda aos turistas.

Além disso, ao ser aplicado no contexto de um país, o turismo de base comunitária garante maior hospitalidade e consequentemente melhor intercâmbio do que aquele turismo estritamente comercial, realizado por empresas sem vínculo com a região.

Enfim, a acolhida e a hospitalidade características das populações que praticam o turismo comunitário acabam por desfazer estereótipos e por despertar a simpatia dos visitantes, que poderão voltar ou indicar o passeio para novos turistas e, desse modo, sustentar a atividade por um longo tempo e aperfeiçoar a imagem da comunidade e do país ao qual ela pertence, no exterior.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Um Comentário para “A Sustentabilidade do Turismo de Base Comunitária”

  1. Delcy Varela

    um turimo de base comunitátia não só contribui para a preservação do ambiente local, como também trás benefícios a nível económica e sócio-cultural

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>