A Responsabilidade Social para as Empresas e o Mundo

Responsabilidade social empresarial

O termo responsabilidade social e a preocupação das grandes empresas com essa prática são recentes. O comportamento das entidades, que só se preocupavam com o lucro e a geração de riqueza para elas, tem mudado nos últimos 20 anos. A grande responsabilidade que as empresas, mesmo as menores, têm em relação ao restante do mundo está sendo percebida e passa a fazer parte do dia a dia dos negócios, com a adoção de práticas e posturas mais transparentes e responsáveis em todas as ações.

O conceito

Este conceito ainda é confundido com filantropia, mas vai além disso porque envolve, além da geração de bem estar social, maior lucratividade, já que promove melhora nos negócios.

A responsabilidade social deve envolver, com diálogo aberto, a todos os públicos das empresas (acionistas, funcionários, mídia, governo, setores não governamentais e ambientais e comunidades próximas). Outra característica é que não pode estar concentrada apenas no produto final. Deve fazer parte de toda a cadeia produtiva. Consumidores, produtores e fornecedores devem estar cientes e seguir o código de ética de produtos e serviços, estando juntos por um bem comum.

Tudo isso está totalmente relacionada com o conceito de desenvolvimento sustentável. Uma empresa que é responsável socialmente e ambientalmente gera bons resultados para todos, prevenindo riscos e impactos ambientais e garantindo melhores condições de vida para a sociedade.

Divulgando e mostrando resultados

Para divulgar e mostrar para todos seus públicos, as empresas adotam relatórios anuais, com as realizações e situação social e ambiental, levando em consideração os impactos das atividades na sociedade e no ambiente e apresentando quais as medidas foram adotadas para ser mais responsável. Alguns exemplos de empresas socialmente responsáveis no Brasil são: Coca-cola, que mantém o Instituto Coca Cola Brasil, com ações baseadas nos pilares da Educação, Meio Ambiente e Estímulo à Vida Saudável; o banco Bradesco, já que segue uma gestão responsável, faz investimento socioambiental e tem finanças sustentáveis, com diversas ações; e a Embratel, que mantém o Instituto Embratel, com diversos projetos, principalmente na área de Educação.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

6 Comentários para “A Responsabilidade Social para as Empresas e o Mundo”

  1. Romildo Campos

    Nesse contexto, a Coca cola poderia desenvolver uma fórmula para "empurrar" menos açúcar nas crianças, saúde pública também é responsabilidade social!!!

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>