Ser uma Empresa Sustentável Não é Só para Grandes Corporações

Sempre ouvimos falar das empresas sustentáveis e das vantagens que essa nova forma de atuação empresarial reflete de forma positiva no meio ambiente e por toda a sociedade das quais fazem parte essas empresas. Entretanto, também temos associada a esses benefícios, a idéia de que empresa sustentável só pode ser uma referência as grandes corporações ou as empresas com alta capacidade de produção e grandes recursos.

Ser uma Empresa Sustentável

Empresa Sustentável

Ser uma empresa sustentável é realmente o objetivo maior de qualquer grande empresa ou corporação. Contudo, isso se deve apenas ao fato de que essas grandes empresas estão muito mais preparadas e em condições de responder rapidamente as demandas do mercado do que as empresas de pequeno porte ou as micro-empresas. Por isso; é normal que as modificações e as ações que visem transformar essas empresas em negócios sustentáveis tenham começado pelas grandes corporações. Mas, uma empresa sustentável pode ser de qualquer tamanho. Desde o vendedor de cachorro quente na carrocinha da esquina; até o mega conglomerado de mineração multinacional.

Podemos definir seguramente que para uma empresa ser classificada como sustentável, ela deve ser capaz de manter sua lucratividade e sua saúde financeira mesmo atuando positivamente em prol da comunidade e preocupando-se em eliminar, reduzir ou minimizar os danos que possa estar provocando no meio ambiente durante o seu processo produtivo ou de prestação de serviços. De certa forma; ser uma empresa sustentável significa aplicar uma série de ações ou planejar novas formas de agir que enquadrem a empresa como sustentável. E isso é plenamente acessível a qualquer instituição; por menor que seja o seu porte.

Afinal de contas, de nada adianta ser considerada uma empresa sustentável e fechar as portas porque não há lucratividade suficiente para remunerar os sócios ou dar uma condição de vida satisfatória a seus empregados. Pois tudo que é criado no mundo dos negócios deve, antes de qualquer coisa, gerar lucro para manter-se atrativo.

Como ter uma Empresa Sustentável?

Gráfico

Você pode transformar sua micro-empresa em uma micro-empresa sustentável tomando algumas medidas simples que lhe proporcionarão uma excelente lucratividade e um diferencial de mercado muito positivo.

Basta que você recicle o lixo de sua empresa; trate todos os efluentes e resíduos que possam ter sido gerados durante o processo produtivo de suas instalações; apóie e fomente iniciativas de defesa do meio ambiente e de proteção aos recursos naturais e a seu uso racional; crie um movimento que alerte a comunidade ao redor de sua empresa para a importância da adoção de práticas de sustentabilidade em suas casas e no seu bairro.

Pague os direitos trabalhistas corretamente e pague um salário que seja digno e apropriado para as atividades de cada um de seus trabalhadores; mantenha sempre seus supervisores atentos às condições da segurança no ambiente de trabalho e da importância do uso dos equipamentos de proteção em todas as ocasiões; dê apoio a movimentos sociais locais; atue em conjunto com os anseios da comunidade em que está inserido o seu negócio; aja sempre dentro da legalidade; procure ser justo com clientes e fornecedores e busque empresas também sustentáveis para comprar seus insumos e, finalmente, encare a concorrência de forma civilizada e ética.

Como você pode ver, ter uma empresa sustentável pode estar muito mais ao seu alcance do que você imaginava.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>