Meio Ambiente e Sustentabilidade como Elemento de Marketing

Meio Ambiente e SustentabilidadeJá não é de hoje que o ser humano percebeu que o planeta encontra-se em transformação constante. Da mesma forma, ele percebeu que a sua própria existência pode acelerar ou diminuir a velocidade com a qual essas transformações se dão. Também há muito tempo, ele se deu conta de que as modificações planetárias estão atualmente fora de controle; provocando uma série de desastres ambientais e climáticos em todas as partes do globo terrestre. Pensando nisso, o ser humano compreendeu que para reverter ou desacelerar essas mudanças catastróficas; deveria agir de forma sustentável e garantir que todos os seus empreendimentos e ocupações, urbanas e rurais, levassem em conta práticas que garantissem a sustentabilidade ambiental onde quer que estejam inseridas.

No entanto, para muitos espertalhões e aproveitadores de plantão, esse conhecimento e a adoção de práticas de sustentabilidade e de respeito ao meio ambiente passaram simplesmente a ser encaradas como uma moeda poderosa e um trunfo magnífico do marketing empresarial. Por isso mesmo, muitas empresas passaram a proclamar aos quatro cantos que seguiam práticas de sustentabilidade e respeitavam o meio ambiente. No entanto, na pura e simples prática, a realidade é bem outra.

A discussão do real papel que as empresas devem dar as práticas de sustentabilidade e a forma como encaram sua atuação e sua influência no meio ambiente que as cerca; devem ser postas a prova a cada momento. Sinais de que empresários inescrupulosos ou espertalhões querem apenas alardear práticas que não seguem, começam a serem notados e a serem punidos com o repúdio de suas marcas. Manchando de forma definitiva e grave a marca de suas empresas e empreendimentos.

Respeito ao Meio Ambiente

A sociedade deve estar apta e protegida para ser capaz de detectar, coibir e punir; coisas como essas. Uma empresa que passe a imagem de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, puramente, como elemento de marketing é tão perniciosa quanto a mais poluidora e destruidora atividade. Pois, além de prejudicar o meio ambiente, desacredita as empresas sérias que seguem os procedimentos e normas de sustentabilidade com sucesso e responsabilidade. Concorrendo de forma desleal com elas e destruindo completamente a cadeia “moral” de qualquer política de sustentabilidade que se deseje implantar em determinada comunidade ou centro produtivo.

Mas como detectar esses falsos e matreiros elementos? Muito simples: Pela participação popular. Pois, por mais bem feito que faça, uma empresa que não cumpre o que prega ou usa a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente apenas como atalho para estabelecer uma boa imagem de mercado e como ferramenta de marketing. Fatalmente cometerá erros que poderão ser detectados por elementos atentos e vigilantes da comunidade na qual ela está inserida. Essa participação fiscalizadora, além de facilmente obtida é muito eficiente e prática. Dando sempre bons resultados nessa área.

Não dá mais para compactuar com espertalhões e aproveitadores incapazes de entender que as boas práticas de sustentabilidade e de respeito ao meio ambiente devem ser seguidas por todos para assegurar que a humanidade continue existindo. Afinal de contas; como diz o Greenpeace, nós não podemos comer dinheiro.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Um Comentário para “Meio Ambiente e Sustentabilidade como Elemento de Marketing”

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>