Como Decorar Sua Casa de Forma Sustentável

Decoração SustentávelCom a nova tendência de rotinas sustentáveis, muitas pessoas estão mudando seus hábitos para não causar impactos negativos no meio ambiente.  Uma das mudanças é a chamada decoração sustentável, atitude que tenta frear o consumismo exacerbado atual por meio do reaproveitamento de materiais na decoração. Esta espécie de reciclagem é uma ótima prática de sustentabilidade, porque evita o descarte excessivo de lixo e ainda elimina a necessidade de comprar um produto novo.

A ideia é bastante simples: basta observar as embalagens e materiais descartados no dia a dia e garantir um novo uso decorativo para eles. As opções de peças criadas e objetos utilizados dependem apenas da criatividade de cada pessoa. Sendo assim, latas de alumínio de um achocolatado podem tornar-se belos vasos de flores. Os caixotes de madeiras podem ser adaptados até se transformarem numa mesa de centro. Uma garrafa PET pode virar um abajur, e assim por diante.

Outra opção é o uso da chamada madeira de demolição. Com a característica de conferir um ar rústico ao ambiente, o material é uma boa opção para mesas de jantar, escadas e balcões. Sua escolha é ecologicamente correta, pois reutiliza peças, após higienização e um tratamento especial de transformação. Como outra boa alternativa, a madeira de reflorestamento também já é usada em painéis, varandas e pisos, entre outras aplicações. Além de evitar o desmatamento, a opção por um desses tipos de madeira é vantajosa ainda em relação ao aço e aos tijolos, que demandam muita energia para serem produzidos.

Os jornais velhos também são muito utilizados pelos adeptos da decoração sustentável. Em vez de se acumular no lixo, eles podem dar origem a sacolas ecológicas originais ou dar um acabamento moderno no revestimento de móveis. É comum entre os especialistas, o uso do material como papel de parede, podendo ser aplicado com uma mistura de duas partes de cola branca para cada uma de água.

Casa Cor – Decoração Sustentável

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

5 Comentários para “Como Decorar Sua Casa de Forma Sustentável”

  1. Cristian Espada

    Eu moro em uma praia de sta catarina, estou em contato direto com a natureza, em minha casa, q tem um estilo rustico, eu e meu namorado q e arquiteto, fazemos nossos moveis, reaproveitando tudo q podemos em madeira natural. Nao e de hj q tenho essa consciencia, bem antes de virar moda! As pessoas qdo entram na minha casa, adoram! recebo muitos elogios! Outro dia, fizemos uma fonte no jardim dos fundos de casa, com madeira de demoliçao q encontramos jogado na rua, ficou linda! adorei o site de vcs! obrigado pelas dicas! gosatria muito, de poder mandar minhas fotos de tudo q fazemos aq!

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>