Aprenda a fazer detergente caseiro

Capa detergente

Muitas pessoas não sabem que os detergentes usados para lavar louça são feitos com glicerina e outras substâncias derivadas do petróleo e, por isso, poluem os rios e agridem a natureza. Uma alternativa para amenizar esse problema é usar produtos que tenham amoníaco em sua composição, pois ele é facilmente dissolvido na água e não causa danos ao meio ambiente.

Veja uma alternativa para fazer um detergente caseiro que reduz a poluição, além de poupar seu dinheiro.

Materiais necessários:

– Quatro colheres de sopa de solução de amoníaco;

– Dois limões cortados;

– Uma pedra de sabão de coco;

– Seis litros de água;

– Um balde;

– Uma colher de pau;

– Uma panela funda.

Como fazer

Pegue o sabão e corte em vários pedaços pequenos. Despeje um litro de água na panela funda e deixe ferver. Quando estiver bem quente, adicione o sabão aos poucos e deixe derreter completamente. Depois disso, mexa devagar com uma colher de pau.

Coloque essa mistura no balde e ponha o restante da água. Esprema os limões e misture bem. Pegue o amoníaco com muito cuidado, mantendo sempre longe do rosto e não deixando entrar em contato com a pele. Ao colocá-lo, basta mexer e o detergente estará pronto.

Para armazenar, você pode colocá-lo em garrafas plásticas. Depois de certo tempo de uso, o detergente não irá produzir tanta espuma quanto o industrializado, justamente por não conter a glicerina. O produto tem validade de três meses.

Caso queira dar outra fragrância, basta acrescentar duas colheres da essência que preferir e ele ficará mais líquido.

Como essa receita rende bastante, você pode distribuir para outras pessoas, ajudando ainda mais a natureza, além de economizar dinheiro, já que a mistura custa dez vezes menos que a mesma quantidade de detergente industrializado.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

20 Comentários para “Aprenda a fazer detergente caseiro”

  1. Norai Santos

    muito bom! uso muito, poluirei menos e gastarei menos…obrigado!!!

  2. Lucas De Oliveira Do Couto

    Olá Jessica você pode lavar a louça sem luvas utilizando este detergente sim, porém talvez o produto ou alguma substancia dele pode causar irritação em pessoas mais sensíveis caso uma proporção seja colocada a mais. Até hoje nunca presenciei ou ouvi sobre alguma irritação causada por estes detergentes ecológicos até por que há uma diluição grande dos produtos na água. Eu mesmo uso sem problemas, porém quando ensino alguém a fazer eu aconselho fazer um "teste" de sensibilidade só por desencargo mesmo. Por fim te aconselho a fazer o seu, e lembre-se se faz bem ao meio ambiente faz bem a todos nos e por tanto desde já obrigado por ajudar a cuidar de nosso futuro.

  3. Alana Oliveira

    No lugar de sabão de coco eu posso usar sabão feito com óleo de cozinha??

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>