Dicas para economizar a bateria do celular

Capa bateria de celular

Uma das várias maneiras de ajudar o meio ambiente é economizar energia. Para isso, sempre certifique-se de desligar aparelhos que não estão em uso, não acenda lâmpadas durante o dia e poupe a bateria do celular. Nessa era de smartphones, a curta duração das baterias tem sido um problema no dia a dia, além de aumentar os gastos na conta de luz.

Os aparelhos mais antigos ficavam até uma semana ou mais sem precisar de recarga. No entanto eles não possuíam as telas disponíveis hoje, não tinham acesso à internet, e os processadores eram muito simples comparados aos que são utilizados atualmente. Confira algumas ideias para economizar e garantir uma vida útil maior para o seu celular.

Aplicativos e dicas

Garanta que seu telefone não fique totalmente sem carga. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a bateria tem sua vida de uso mais curta caso seja completamente descarregada. Por isso, certifique-se que ela sempre fique entre 40% e 80% de carga. Lembre-se também de não deixar o aparelho exposto ao sol, pois a alta temperatura diminui sua durabilidade.

É importante também tomar cuidado com a luminosidade da tela. Ela é responsável por até 80% do gasto de bateria e, quanto mais clara, maior o seu consumo. Para poupar, configure-a para que ela se ajuste automaticamente de acordo com o ambiente que você estiver. Em locais abertos ela ficará mais escura, reduzindo significativamente o consumo.

Caso não utilize a rede de dados ou o Wi-Fi, prefira desligá-las. Se não tiver essa opção, deixar o aparelho no modo 2G, em que sua velocidade de internet irá cair, porém a energia será poupada.

Nos smartphones, aplicativos como Facebook, Gmail e WhatsApp sempre ficam rodando em segundo plano para garantir que você receba as notificações. Desative-os ou faça com que a sincronização somente aconteça quando você realmente está usando o celular. Em caso de aplicativos que foram instalados, mas que estão sem uso, é preferível desinstalá-los, pois mesmo sem abri-los eles gastam bateria.

Para quem deseja ter total controle do seu consumo,  existem aplicativos que podem ajudar. O Battery Doctor, por exemplo, além de ajudar a poupar energia, apresenta um diagnóstico completo da sua bateria!

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

3 Comentários para “Dicas para economizar a bateria do celular”

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>