Projetos de Sustentabilidade – A Consciência das Grandes Marcas

Projeto de SustentábilidadeA adoção dos conceitos de sustentabilidade pelas grandes marcas (não só as nacionais, mas também as multinacionais: a figura ao lado mostra algumas marcas com projetos de sustentabilidade) tem sido cada vez mais recorrente. Isso porque há grande vantagem no pensamento de desenvolvimento sustentável ultimamente. Juntamente a isso, têm-se investido também, e em grande escala, no desenvolvimento de projetos de sustentabilidade que envolvam as áreas sociais, econômicas (financeiras), ecológicos, etc.

O incentivo a projetos de natureza científica relativas à sustentabilidade e de projetos que envolvam o centro da economia, como os créditos de carbono, por exemplo, representam grande parte do investimento das grandes marcas conscientes. Podem-se citar, para exemplificar, as redes de cosméticos, principalmente as que se utilizam da biodiversidade amazônica, o replantio e a extração não agressivas, juntamente com projetos que levem renda a comunidade local são medidas que se inserem de extremo valor nessa abrangência. Outros setores como os de produtos eletrônicos se voltam para a geração de energias mais eficientes e renováveis, além disso, nesse caso tem-se cada vez mais desenvolvido meio de reciclagem dos seus produtos, apesar de serem poucas as técnicas de tratamento sustentável dos resíduos mais industrializados.

Outras empresas, incluindo grandes ONGS, também aplicam a teoria da sustentabilidade tentando desenvolver-se para os três grandes setores da sustentabilidade: o ambiental, o econômico e o social. O primeiro cuida de meios de replantio ou de reaproveitamento (ou não desperdício) da matéria prima extraída. O segundo tem o cuidado de adotar métodos e projetos que sejam ao mesmo tempo rentáveis (ou baratos) e que viabilizem a continuidade da extração consciente e do aproveitamento de fontes de energia limpa. O terceiro que visa a comunidade de forma total, leva projetos de educação, ou reeducação ambiental, além da oportunidade de geração de emprego a comunidades que seriam impossibilitadas.

Pode-se falar também que as empresas que adotam as medidas, projetos de sustentabilidade, são sempre mais bem aceitas pela grande parte dos clientes modernos, que entre os fatores de compra, muitas vezes optam pelas aquelas empresas ou marcas que adotem não somente a teoria da sustentabilidade na sua produção, mas que também promova outras ações.

Pode-se afirmar então que as grandes marcas sustentáveis cumprem sua função social e divulgam um novo modelo de desenvolvimento econômico no mercado consumidor e produtor.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

3 Comentários para “Projetos de Sustentabilidade – A Consciência das Grandes Marcas”

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>