Saiba Como Reutilizar Garrafa De Água Sem Prejudicar Sua Saúde

como-reutilizar-garrafas-plasticas

Fonte da imagem: sustentabiliarte.files.wordpress.com

Reutilizar garrafa de água plástica, além de ser uma forma mais prática e econômica de se manter hidratado, faz bem para o meio ambiente. No entanto, esse material foi desenvolvido para ser utilizado uma só vez e quando essa regra não é seguida, ele fica exposto à deterioração física com direito a rachaduras, locais em que bactérias se alojam e levam à contaminação. Para não prejudicar a sua saúde e ainda continuar com o costume, fique atento algumas dicas.

Lave regularmente a garrafa 

Se você pensa que recipientes usados apenas com água não precisam ser lavados, está muito enganado. O ambientes úmido e com temperatura adequada proporcionada por eles são preferidos de bactérias. Por isso, para evitar a proliferação desses micro-organismo, o ideal é lavar regularmente a garrafa com  sabão suave, esfregar com uma escovinha para cilindros e em seguida enxaguar bem. Separe alguns dias da semana para deixá-la por 20 minutos em uma solução à base de uma colher de hipoclorito de sódio. Mas, atenção: a água utilizada para a higienização nunca pode estar quente, do contrário, haverá a deterioração do plastico e os compostos tóxicos poderão se soltar e expor o usuário a contaminações químicas.

Verifique se a garrafa está bem conservada

No Brasil, não há uma legislação própria que defina o quanto de tempo as garrafas descartáveis podem ser utilizadas. Atente-se à data de validade, que se refere à embalagem e não ao produto como muitos pensam, e troque-a sempre que o prazo acabar. Se perceber alguma deterioração, como arranhões, amassos, presença de mofo ou alteração de cor, a substituição deve ser feita imediatamente. Uma dica é comprar os materiais feitos com  polipropileno, que são mais resistentes.

Não compartilhe sua garrafa

Não é uma questão de egoísmo, mas sim de saúde pública. Ao reutilizar garrafa de água em grupo, você não somente coloca sua saúde em risco com de outras pessoas também. Isso porque, o hábito ajuda na proliferação de bactérias provenientes da boca que contaminam o líquido e podem provocar em todos  que ingerirem doenças como amigdalite, faringite e outras mais graves. Problemas causados por vírus também podem ser passados dessa forma, como é o caso da gripe.

Lave sempre as mãos antes de beber água

Desde crianças, ouvimos que é necessário lavar as mãos sempre antes de comer ou manusear alimentos. O que muita gente ignora é que esse hábito também é importante ao tomar água. Além disso, também nunca se deve pegar no gargalo da garrafa para evitar possíveis contaminações.

Ao reutilizar garrafa de água, consuma o conteúdo em até 3 horas

A regra para reutilizar garrafa de água vale também para outros recipientes: o conteúdo deve ser consumido rapidamente. Isso evita a proliferação de bactérias devido ao líquido parado por mais tempo.

Sempre que for preciso descartar as garrafinhas, leve-as em coletas seletivas na parte de plástico!

Você também vai gostar de: 

  1. Como reutilizar galões de plástico
  2. Coleta seletiva: único meio de impedir que São Paulo se torne um enorme lixão
  3. A sustentabilidade no dia a dia

 

 

 

 

 

 

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>