Biocombustíveis em Aviões

A todo o momento há aviões cruzando os céus do Brasil e do mundo, percorrendo com rapidez, distâncias que, no passado, eram quase intransponíveis ao ser humano. Essa facilidade de transporte contribuiu para acelerar a troca de conhecimentos, produtos e serviços entre os países, mas também impactou diretamente sobre o meio ambiente, visto que, a cada viagem, uma grande quantidade de poluentes é lançada ao ar.

Biocombustivel em avioes

Com vistas a minimizar esse impacto ambiental, as companhias aéreas têm buscado alternativas para tornar suas aeronaves menos poluentes, investindo principalmente no desenvolvimento dos biocombustíveis.

Composição

Um biocombustível é diferente dos combustíveis tradicionais como a gasolina, óleo diesel e querosene de aviação pelo fato de não utilizar materiais fósseis (petróleo) na sua composição, mas sim materiais oriundos de plantas e animais que podem ser facilmente repostos e, quando queimados, tem menor impacto sobre o meio ambiente, com reduzida emissão de gases e partículas nocivas ao ser humano.

O biocombustível mais comum no Brasil é o etanol, extraído da cultura da cana-de-açúcar, seguido pelo biodiesel, cuja fabricação é feita utilizando-se como base óleos vegetais e gorduras animais. Esses produtos encontram aplicação direta para carros, caminhões e ônibus, mas seu uso em aviões requer reformulações para que sejam adequados aos motores das aeronaves.
Em alguns casos os fabricantes de aviões têm simplesmente adicionado certa dosagem de biocombustível ao querosene de aviação, levando os motores a emitirem menor quantidade de poluentes sem que seja necessária qualquer modificação técnica.

Conscientização

Para aumentar a conscientização a cerca da necessidade do uso do biocombustível na aviação civil, pessoas influentes tem dado contribuições significativas, a exemplo do holandês que chegou à Rio + 20 a bordo de um avião alimentado por uma mistura de querosene e 20% de óleo de cozinha reciclado.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

2 Comentários para “Biocombustíveis em Aviões”

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>