Shopping Center feito de containers

O shopping center, um dos principais símbolos da sociedade de consumo, também pode ser sustentável. Isso é o que foi provado com a criação do Cashel Mall, um complexo de lojas, restaurantes e cafés localizados em Christchurch, maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia e a terceira maior do país.

Shopping Sustentável

Construído a partir de containers reciclados e colocados lado a lado, o Cashel Mall é uma prova clara do poder de reconstrução e criatividade do ser humano, tendo em vista que ele foi criado após a série de terremotos que assolaram a região em 2011.
No Brasil, será que as mesmas soluções sustentáveis não poderiam ser empregadas? Conheça um pouco mais sobre a construção deste estabelecimento diferente.

Onde se localiza

A cidade de Christchurch, onde está situado o Cashel Mall, possui aproximadamente 370 mil habitantes e é considerada a mais inglesa fora da Inglaterra. Ela foi planejada em meados do século XVIII como uma cidade modelo e tem como principal ponto turístico a praça da catedral, além do diferenciado shopping.

Shopping Container

Como surgiu a ideia

Em 22 de fevereiro de 2011, Christchurch sofreu um dos piores acontecimentos de sua história. Na ocasião, um terremoto de 6,3 na Escala Richter atingiu a cidade, deixando 159 mortos e centenas de desaparecidos, além da destruir diversas casas, estabelecimentos e outras construções.
O Cashel Mall foi construído meses após esses trágicos fatos como um verdadeiro sinal de reconstrução do povo de Christchurch. Para isso, ao invés de utilizar formas convencionais de construção, os investidores locais optaram por usar a criatividade e reaproveitar antigos containers, que ganharam um novo visual e uma nova utilidade na criação do centro comercial.

Cashell Mall

Estrutura

O shopping de containers conta com 27 lojas de variedades, presentes e roupas, além de cafés e restaurantes. O seu horário de funcionamento é das 10 da manhã até 5 e meia da tarde, de segunda à sexta-feira, e das 10 da manhã às 5 da tarde nos sábados, domingos e feriados.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

6 Comentários para “Shopping Center feito de containers”

  1. Zelinha Berna

    Sou designer de interiores e tive aulas sobre construção de residência, espaços comerciais a partir de containers, fiquei maravilhada!!!

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>