Campanha inusitada contra desperdício de alimentos chama atenção das pessoas em restaurante

Imagine ir a um restaurante self-service qualquer e, ao pegar seu prato para se servir, ele possui um formato diferente. Ao invés da forma circular, ele possui um lado reto, que o torna 20% menor. Foi com essa ideia inusitada que a EcoBenefícios chamou a atenção para o desperdício de alimentos no mundo e se tornou um viral positivo nas redes sociais.

Campanha Desperdicio de Alimentos

O desperdício diário de comida no mundo

Os números relacionados ao desperdício de alimentos são preocupantes. O Brasil, por exemplo, é o 4º maior produtor de alimentos no mundo, mas desperdiça cerca de 39 mil toneladas por dia. Essa quantidade alimentaria aproximadamente 19 milhões de brasileiros diariamente.

No mundo, mais de 925 milhões de pessoas sofrem com a falta de alimento todos os dias. Esse fato certamente seria amenizado se 20% dos alimentos produzidos no planeta não fossem para o lixo.

A campanha da EcoBeneficios no Dia Mundial da Alimentação

A EcoBenefícios, uma empresa de gestão de serviços, levou em consideração esse número e elaborou uma campanha original justamente no Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro.

Nessa data, em 2012, a empresa substituiu os pratos tradicionais pelos utensílios da campanha em diversos restaurantes e refeitórios. Para captar a reação das pessoas diante do fato inusitado, câmeras de vídeo ocultas gravaram esses momentos. Isso gerou um vídeo muito interessante que rapidamente se tornou um viral na internet.

Reações da população

As pessoas que viram o prato especial pela primeira vez estranharam seu formato. Afinal, não era o utensílio redondo tradicional, mas uma versão com menor área e um lado reto. No entanto, ao lerem o pequeno aviso impresso na borda que apresentava a proposta, elas se surpreenderam de maneira positiva com a ideia e logo refletiram sobre o desperdício e suas consequências. O resultado no restaurante foi bom, pois muitos pratos estavam vazios ao final das refeições.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente