A Liderança Sustentável Aplicada em Empresas e Países

Lideranças SustentáveisLiderança sustentável compreende a gestão equilibrada de recursos feita por uma pessoa que está à frente de um projeto, de uma instituição, de uma empresa ou até mesmo de um país, para satisfazer as necessidades da sua geração ou de seus subordinados sem comprometer as necessidades das gerações posteriores.

E quando se fala em equilíbrio significa que a sustentabilidade está fundamentada em quatro aspectos: o da economia, o do ambiente, o da cultura e o do social, que devem ser mantidos no mesmo nível para evitar que o empreendimento gerenciado entre em falência.

Esse conceito de liderança sustentável baseado em quatro pilares foi desenvolvido em 2009, pelo professor Luiz Carlos Cabrera, que na época refletia sobre a possibilidade de oferecer um contraponto para a liderança de curto prazo, isto é, aquela que visa solucionar somente os problemas imediatos.

Partindo do conceito de Cabrera, o líder sustentável deve pensar em longo prazo ao projetar o uso dos recursos ambientais e econômicos dentro de uma organização. Também precisa manter a qualidade de vida social e investir em meios culturais que influenciem as pessoas a desenvolverem atitudes sustentáveis.

Esse tipo de atitude ajuda a multiplicar essas novas lideranças, que poderão futuramente assumir cargos de responsabilidade, conservar a qualidade de vida das pessoas envolvidas no processo e gerar lucros sem grandes prejuízos ao meio ambiente.

O setor empresarial deve ter papel de destaque nas mudanças que vieram com os ideais sustentáveis. Ele tem potencial para começar uma grande evolução e influenciar os atuais modelos de empreendimento.

No contexto de uma nação, a liderança sustentável é importante porque visa aperfeiçoar fatores como a manutenção das florestas e de outros recursos naturais como a água, além de melhorar a infraestrutura urbana e rural, a saúde, a educação, a distribuição de renda e a segurança das populações contemporâneas, sem se descuidar dos cidadãos que nascerão e habitarão o país no futuro.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>