Apartamentos Sustentáveis: Construindo o Futuro

As cidades brasileiras passam por problemas ambientais muito graves. Recentes estudos do IBGE e do IBAMA revelaram que noventa por cento de nossas cidades estão com graves problemas ambientais. Muitos de difícil resolução graças à falta de instrução e de educação de grande parte da população.

A mudança da visão predatória e da ocupação desordenada do solo pelas comunidades urbanas é uma questão de vida ou de morte para qualquer país que pretenda ter um futuro economicamente viável em médio e longo prazo.

A poluição do ar, a destruição do solo e dos mananciais e o desmatamento; provocarão um verdadeiro colapso climático que tornará a vida nessas cidades (grandes metrópoles ou cidadezinhas do interior) um verdadeiro tormento.

E, graças a pessoas abnegadas, essa mudança de visão começa a se manifestar em nosso país. O surgimento de novas técnicas de planejamento e de construção de imóveis residenciais mais preocupados com o impacto ambiental dessas moradias no meio ambiente em que estarão inseridas; deu luz a uma nova forma de construir apartamentos: São os apartamentos sustentáveis.

Apartamentos sustentáveis são unidades habitacionais construídas levando-se em consideração o impacto que terão no meio ambiente e na comunidade em que serão construídas. Esse impacto; é pensado desde o planejamento da construção e passa pela escolha da localização; o uso de materiais certificados e métodos de construção que produzam menos entulho e descartes. Depois da construção, os apartamentos sustentáveis usam de forma muito mais racional os recursos naturais como a água e a energia elétrica. Além disso, esses imóveis são dotados de capacidade de reciclagem de lixo e de água ou atuam em parceria com recicladoras. Retirando receita de seu lixo e dando uma destinação correta aos esgotos provenientes dos apartamentos. Também nos apartamentos sustentáveis, a luz natural e a água das chuvas são aproveitadas com racionalidade como uma forma eficiente de reduzir-se o consumo de água e luz de forma eficiente.

A solidificação desse conceito e a construção de uma cultura forte de construção sustentável, ou seja, desses apartamentos sustentáveis por todas as cidades brasileiras, proporcionará ao país uma enorme folga na questão ambiental e uma possibilidade real de garantir que nossos recursos naturais serão muito bem utilizados e garantirão, ao povo brasileiro, um futuro mais tranqüilo e uma potencial fonte de divisas internacionais em caso de escassez mundial desses elementos.

Os apartamentos sustentáveis serão uma forma eficiente, rápida e menos agressiva de proporcionar as grandes cidades brasileiras um tratamento mais eficiente dos problemas ambientais que elas carregam em seu âmago e representarão uma das maiores e mais significativas mudanças no pensamento empresarial brasileiro.

Não há como garantir que os apartamentos sustentáveis sejam a “fórmula mágica” que solucionará todos os problemas; mas sem qualquer dúvida serão os passos mais importantes dado por nossa construção civil em busca de uma forma de economizar recursos, aumentar lucros e proporcionar uma moradia agradável e isenta de perigos para seus clientes e as comunidades nas quais seus projetos estejam sendo construídos.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

4 Comentários para “Apartamentos Sustentáveis: Construindo o Futuro”

  1. thamires

    muito bom é assim que vamos mudar apaís:
    bjs e ate aproxima

  2. Rafael Fernandes

    Você sabe qual é o valor a ser gasto para a construção de uma cidade sustentável? Se souber me ajude por favor, pois preciso dessa informação para concluir meu trabalho!

  3. Rafael Fernandes

    Há parabéns pelo seu texto informativo, pois é graças a pessoas como você que países como o Brasil mantém a esperança de mudar seu presente. Não esquece de m e ajudar. Por favor

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>