Transforme seu Lar em uma Casa Ecologicamente Correta

Transforme seu Lar em uma Casa Ecologicamente CorretaOs cuidados com o ecossistema não são exclusividade das esferas políticas ou de Organizações Não Governamentais, mas um dever com o qual toda a sociedade deve se comprometer. Cada indivíduo pode contribuir com a preservação do planeta, adotando hábitos mais sustentáveis como reciclar materiais e reaproveitar a água.

O cidadão consciente compreende que pode começar a fazer sua parte com ações simples, implantadas em seu próprio lar, transformando-o em uma casa ecologicamente correta. Essas mudanças de hábitos requerem pouco esforço e proporcionam excelentes resultados para a natureza.

A primeira de uma série de atitudes sustentáveis que podem ser adotadas em sua casa está relacionada com a economia de água. Este é um recurso abundante em nosso planeta, mas as reservas de água potável, aquela que pode ser consumida, são bastante limitadas. Fechar a torneira para escovar os dentes, reduzir o tempo no banho, utilizar lavagem a seco para o carro e incentivar o reaproveitamento da água da lavadora de roupas são algumas dicas para quem deseja atingir esse objetivo.

Outra sugestão é realizar a limpeza da casa com produtos biodegradáveis ou que provocam menores impactos ao meio ambiente. Convém ter cuidado também com os aerossóis, muitos ainda empregam o CFC, um gás nocivo à camada de ozônio.

A destinação correta do lixo é outro aspecto positivo para quem deseja adotar atitudes mais sustentáveis no dia a dia. Plásticos, papéis e metais podem ser reutilizados após passarem pelo processo de reciclagem, por isso, é importante que eles sejam separados do lixo úmido (orgânico) e entregues à coleta seletiva da cidade. Pilhas e baterias também não devem ser dispostas no lixo comum, mas sim entregues em postos de coleta. A mesma regra se aplica às lâmpadas fluorescentes, já que elas possuem mercúrio, um metal pesado capaz de contaminar o solo e o lençol freático.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

8 Comentários para “Transforme seu Lar em uma Casa Ecologicamente Correta”

  1. Pamella

    gostei muito.
    deu pra refleti um pouco, e teminei o meu trabalho da que
    ¨GENTE QUE FAZ¨

  2. VANDA RODRIGUES

    EU E MINHA FAMÍLIA FAZEMOS O QUE PODEMOS PARA CONTRIBUIR COM O NOSSO PLANETA… DIFÍCIL É COLOCAR ESSA IDEIA NA CABEÇA DE MUITAS PESSOAS…

  3. eunice ferreira

    Precisamos muito cuidar do planeta, cada um precisa faze sua parte, o grande desafio é: Como fazer as pessoas assumirem essa consciência para mudar seu dia a dia?
    Como fazer um controle da natalidade mundial? Afinal, países onde a miséria e a fome estão críticas, além de todos os assuntos emergênciais, o Diu pode ser uma opção interessante.

  4. MARIA HIRTES ALMEIDA MURTA

    Moro numa fazenda – Cel Murta MG-vale do Jequitinhonha. Toda água das torneiras e chuveiro vão para o quintal, seguindo em regos, e ao longo deles eu planto várias coisas sem precisar gastar mais água. Pretendo reaproveitar a água da chuva, porém para isto tenho que ter disponibilidade financeira, o que não é o meu caso. O bom seria um projeto do Governo (Federal,Estadual ou Municipal) dando incentivos, como por exemplo, financiamento com juros baixos. Obs.: a chuva na nossa região é raridade.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>