Fazendo lanternas com latas

latas_lanternas_prontas_detalhe

Apesar de o plástico estar dominando a maior parte das embalagens de alimentos e produtos de limpeza, ainda podemos encontrar latas de alumínio pelo mercado. Além de poluir menos o ambiente, a lata apresenta mais possibilidades de reutilização.
Servindo como porta-trecos ou organizadores de alimentos e também podem ser usadas como lanternas para decoração de mesas em ocasiões especiais. Além de decorar, elas evitam acidentes envolvendo velas e dando um charme a mais.
Confira abaixo como fazer essas lanternas tão diferentes e charmosas.

Você vai precisar de:

– latas de alumínio
– primer para metal
– tinta PVA
– micro retífica com broca de 0,8 milímetros
– verniz

Como fazer

O primeiro passo é lavar muito bem as latas, qualquer sujeira pode se tornar uma ferrugem indesejada. Após isso, garanta que elas estão bem secas e veja se não há rebarbas na parte aberta, amasse-as com cuidado para evitar que se machuque ao manuseá-las.

amasse_rebarbas

Depois, passe duas demãos de primer, isso irá garantir que a cor da tinta fique mais bem fixada e mais viva do que se fosse passada diretamente. Espere secar bem e passe a tinta, caso prefira, você pode usar tinta spray, que dará um acabamento mais bem feito do que a tinta líquida.

passe_primer

Pegue um pedaço de papel que seja da altura e extensão da lata e desenhe em pontinhos o que deseja que esteja estampado na lata. Quando a tinta tiver secado bem, prenda o papel com um pedaço de durex para garantir que não irá sair do lugar.

faca_molde_desenho cole_lata

Então pegue a micro retífica e vá furando o desenho de acordo com o papel, caso você não tenha essa ferramenta, você pode furar com um prego fino e martelo, com muito cuidado para não amassar a lata.
Quando terminar, basta tirar o papel e passar uma demão de verniz. Quando secar, coloque uma vela dentro da lata e sua lanterna estará pronta.

fure_desenho passe_verniz

Curtiram? Essas lanternas podem ser usadas tanto na decoração de casa quanto em festas ao ar livre.. São super fáceis e dão um charme extra. Curtiram?

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>