Faça um mural de recados com pranchetas velhas

Além de decorar o quarto ou escritório de uma forma bem descolada, os murais são muito requisitados para expor fotografias, desenhos e recados com mais praticidade e sem ocupar muito espaço. Ao invés de comprá-los, com um pouco de criatividade, é possível reutilizar materiais que não estão sendo mais utilizados para confeccionar o seu próprio objeto. Que tal inovar e fazer um mural de recados com pranchetas velhas?

Mural de recados feito com prancheta - Fonte: Blog de decorar

Mural de recados feito com prancheta – Fonte: Blog de decorar

Como fazer

Essa é uma atitude sustentável muito fácil de fazer: basta encontrar as pranchetas perdidas pela sua casa que não são mais utilizadas e encapá-las com papel contact, papel de presente ou tecido à sua escolha. Utilize o grampo do objeto para fixar o material que você quiser deixar exposto.

Pranchetas tornam-se murais de recados - Fonte: decoracao.com

Pranchetas tornam-se murais de recados – Fonte: decoracao.com

Modelos de mural de recados com pranchetas para se inspirar

Dependendo de como você dispõe o material cria-se um tipo diferente de  mural de recados com pranchetas. No caso da ilustração abaixo, elas foram encapadas com cores variadas e fixadas na parede uma do lado da outra, formando uma grande moldura.

Mural de recados com pranchetas coloridas - Fonte: Maria Vitrine

Mural de recados com pranchetas coloridas – Fonte: Maria Vitrine

Muito além de recados, você também pode usar a ideia para colocar suas fotos preferidas e deixar o seu cantinho personalizado. Dessa forma, fica mais descolado que os tradicionais quadros e podem ser usados em qualquer ambiente da casa, como na sala por exemplo.

mural de fotos

Como pano de fundo de móveis e escrivaninhas, o mural de recados com prancheta dá um toque charmoso. Colocar matérias de revista, fotos de famosos ou outras ilustrações que você goste é outra dica para aproveitar bem a ideia.

Mural de recados com pranchetas - Fonte: Dona Prig

Mural de recados com pranchetas – Fonte: Dona Prig

Com um pouco de imaginação, você pode criar peças originais, como esta peça que é ao mesmo tempo mural de recados e porta xícaras. Nesse caso, basta pregar os ganchinhos depois de encapar a prancheta com o material a sua escolha. O modelo é perfeito para deixar na cozinha e fixar as tarefas do dia, mas você também pode pendurar chaves e deixá-lo perto da porta principal. Nesse local, os recados para algum membro da família ficarão sempre destacados e certamente serão lidos.

Mural de recados e porta xícara feito com prancheta - Clique aqui para aprender a fazer

Mural de recados e porta xícara feito com prancheta – Clique aqui para aprender a fazer

Para colocar o mural na parede, basta pregar ganchos no objeto ou utilizar fitas fixadoras permanentes. No entanto, dispô-los em cima de escrivaninhas ou outros locais, além de prático, deixa o seu canto de trabalho ou estudo ainda mais arrojado.

Mural de recados em cima da mesa - Fonte: Maria Vitrine

Mural de recados em cima da mesa – Fonte: Maria Vitrine

O mais legal é que esse tipo de mural permite fixar ilustrações de diversos tamanhos e você pode criar um contraste entre elas. Nesse caso, invista em desenhos, fotos ou outras imagens. A ideia é barata e prática, mas pode dar uma cara nova às paredes de ambientes mais sérios ou cleans.

mural prancheta

Gostou da ideia? Agora coloque em prática você também e deixe sua casa mais bonita economizando dinheiro e preservando o meio ambiente.

Você também vai gostar de:

  1. Motando um mural de fotos
  2. Dicas de como decorar a parede gastando pouco

 

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>