Como reformar um sofá frouxo

sofa

Por mais que torcemos para que esse dia não chegue, uma hora ou outra, o nosso sofá começa a ficar frouxo, as almofadas das costas não se mantêm mais em pé e os assentos ficam afundados. A única solução aparente é comprar um novo.

Mas que tal reformá-lo? Com alguns passos simples, é possível deixar o móvel com cara de novo e recuperar o conforto que ele proporcionava. Veja abaixo como fazer o seu sofá frouxo parecer novo.

Reformando o sofá

Use enchimento: à venda em lojas de tecidos, o enchimento pode vir em flocos de espuma ou ser do tipo utilizado em bichos de pelúcia. Esse segundo tipo de enchimento pode ser encontrado em lojas de decoração, vendido em rolos. Abra as almofadas do encosto e preencha todos os espaços vazios com esse material. Garanta que o tecido esteja bem esticado e que as almofadas fiquem firmes, tomando cuidado para não danificar o tecido.

almofadas

Faça o mesmo com as almofadas usadas na decoração. Se não possuir esses enfeites, este é um bom momento de adquiri-las, pois são ótimas para renovar o ambiente. Na hora de escolhê-las, fique atentam às cores das capas; elas tem que combinar com as do estofado.

enchimento

Use feltro: os assentos normalmente são feitos com espuma e camadas de feltro que vão amassando com o tempo. Desse modo, troque por feltros novos. Coloque, pelo menos, três camadas, garantindo que o tecido fique bem preenchido e firme. Aproveite o momento para trocar a espuma, se ela não estiver inteira.

Pronto, o seu sofá está reformado e parecendo novo. Você ainda pode brincar com tons de tecidos parecidos com a cor original, trocar as capas dos encostos e usar almofadas de diferentes tamanhos e formatos para dar mais charme ao seu sofá e, consequentemente, à sua sala de estar.

feltro

Viu como é fácil? Dessa maneira, você economiza e ainda ajuda o meio ambiente!

 

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>