Troque sacolas plásticas por uma ecobag feita por você!

As ecobags, alternativas mais sustentáveis para substituir as sacolas plásticas, deixaram de ser simples utensílios para tornarem-se lindos acessórios de moda. No mercado, elas podem ser encontradas em diversos modelos, com variados tamanhos e ilustrações. Mas, ao invés de comprar, que tal você mesmo fazer a sua ecobag com material reutilizável? Dessa forma, além de economizar dinheiro, você estará fazendo um bem duplo ao meio ambiente! Em alguns passos, você transforma aquela camiseta velha que está perdida no guarda-roupas em uma sacola retornável estilosa!

Do que você vai precisar:

  • Camiseta velha
  • Máquina de costura
  • Tesoura
  • Prato
  • Caneta ou lápis
  • Alfinetes

Como fazer

Estique a camiseta sobre uma superfície plana e recorte as mangas um pouco antes da costura, formando as alças da sacola. O corte deve ser feito dessa forma para dar mais resistência à ecobag!

Fonte: Eco Desenvolvimento

Fonte: Eco Desenvolvimento

O segundo passo é posicionar o prato em cima da gola, de modo que fique parte da sua circunferência sobre a camisa e a outra para fora. Contorne o formato com o lápis ou caneta e, em seguida, recorte a área marcada. Essa região será a parte de abertura da sacola, em que você colocará os produtos.

Fonte: Eco Desenvolvimento

Fonte: Eco Desenvolvimento

Logo após, você terá que dar formato e comprimento à sua sacola. Vire a camisa do avesso e marque com os alfinetes os pontos onde irá costurar a base da ecobag, de acordo com sua preferência.

Fonte: Eco Desenvolvimento

Fonte: Eco Desenvolvimento

Agora é só costurar a região marcada para fechar o fundo da sacola. Reforce a costura de fundo e das quinas, tornando a ecobag mais resistente.

Fonte: Eco Desenvolvimento

Fonte: Eco Desenvolvimento

 

Está pronta sua ecobag!

Fonte: Eco Desenvolvimento

Fonte: Eco Desenvolvimento

 

Uma dica para complementar sua sacola é  inserir pequenos bolsos na parte de dentro para guardar chave, dinheiro, entre outros objetos, utilizando os pedaços de tecido que sobraram da camiseta ou outra camisa velha. Basta fazer o molde no formato de bolso que você queira (quadrado, redondo, estilo calça jeans), recortá-lo e costurá-lo no verso da sua sacola!

Utilizar camisetas com ilustrações divertidas, por exemplo, deixará aquela simples ida ao mercado um momento mais estiloso e criativo! Para isso, lembre-se de deixar sua sacola sempre à mão para utilizá-la naquelas compras de última hora.

 

 

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>