Emergia – Entendendo a Energia Incorporada

Energia VerdeO uso da energia já é tão rotineiro que não paramos para pensar no gasto dela que cada objeto que temos em mão já gerou ou ainda gera.

Preocupamo-nos em desligar a TV antes de dormir, apagar as lâmpadas que não estão sendo usadas entre outras medidas de contensão de gastos financeiros e ecológicos, mas nunca pensamos em quanta energia é utilizada para a fabricação dessas tevês e lâmpadas que são tão importantes em nosso dia a dia.

E é justamente isso que o conceito de Energia Incorporada vem nos mostrar.

A chamada Energia Incorporada ou Emergia é a soma dos gastos de energia gerados durante um processo de fabricação de um determinado produto, a partir da análise de cada etapa deste processo.

Tendo-se o total de gastos de energia necessário para a realização de um processo de fabricação com um determinado material é possível perceber os prós e contras da utilização deste e, se for o caso trocá-lo por outro material que economize mais energia.

O conceito de energia incorporada além de colaborar para a contenção de gastos financeiros ainda dá impulso à sustentabilidade tendo em vista que o exagero de gastos energéticos gera uma série de danos ambientais ao fazer uso extremo dos recursos naturais.

Para quem não sabe, a sustentabilidade é o equilíbrio entre economia e natureza, ou seja, a utilização dos recursos naturais disponíveis no meio ambiente a fim de suprir nossas necessidades e movimentar a economia, de maneira branda, respeitando regras ecologicamente corretas para a exploração destes e respeitando as culturas locais. Uma forma de evolução sem grande degradação do meio ambiente.

Utilizar os conceitos de emergia é uma maneira de contribuir com a preservação da natureza, pois nos leva a procurar meios de transformações que não dependam tanto da energia e consequentemente dos recursos naturais que por muitos anos acreditou-se inesgotáveis e hoje em dia sabe-se com grande tendência a escassez.

A sustentabilidade vem ganhando cada vez mais adeptos que acreditam que a vida depende dos recursos naturais e conhecem a importância de protegê-los e, consequentemente, adotam o conceito da energia incorporada provando fidelidade ao desenvolvimento sustentável.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

Um Comentário para “Emergia – Entendendo a Energia Incorporada”

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>