Quais são os principais selos ecológicos no mercado e como garanti-los?

Capa

Quando se trata de preocupação ambiental, o consumidor está sempre atento a quais empresas têm uma prática realmente sustentável e como fazem para manter esse procedimento. Uma das maneiras de verificar o trabalho da organização sobre esse aspecto são os selos ecológicos dados a essas indústrias.
No Brasil, existem mais de 30 certificadoras, que exigem das empresas com o seu selo que o impacto ambiental seja o menor possível. Se isso não ocorrer, a companhia perde o direito de uso da certificação.
Confira alguns dos selos mais conhecidos e garanta que o produto que você está consumindo realmente está em dia com a natureza.

FSC (Forest Stewardship Council)

Esse selo determina que as empresas que trabalham com produtos florestais, como madeira, papel e nozes, não influenciem nocivamente a vida selvagem e ainda garantam o respeito aos povos indígenas que vivem nas regiões nas quais elas atuam.

Print

ISO 14001

Fábricas de qualquer segmento podem adquirir a certificação do ISO 14001 e ela demonstra a real prática de atividades sustentáveis realizadas pela organização. A preservação de recursos naturais e o descarte correto do lixo são alguns dos principais pontos observados para obter o selo.

iso-14001

Rainforest Alliance Certified

Essa certificadora garante que empresas de produtos agrícolas, como café, chá e cacau, respeitem o ambiente de plantação. Isso significa não interferir na biodiversidade de um novo local escolhido para o cultivo, garantindo que espécies de plantas e animais não desapareçam.

Rainforest Alliance Certified

ECOCERT

O selo ECOCERT é para aqueles que querem um produto orgânico de qualidade. A exigência mínima para conseguir essa certificação é assegurar que o produto tenha 95% de ingredientes orgânicos. No caso de cosméticos, os ingredientes devem ter 95% de produtos vegetais.

ECOCERT

Procel

Esse é o tipo de selo mais conhecido, encontrado em equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. Para consegui-lo, o produto em questão deve mostrar uma grande eficiência com pouco consumo de energia elétrica. Os testes são extremamente rigorosos e feitos em laboratórios especializados.

Procel

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente