Biodiesel – Veja Como é Produzido o Biodiesel

biodiesel01 Biodiesel   Veja Como é Produzido o Biodiesel O combustível biodiesel é feito a partir de gordura animal ou óleo vegetal reagidos quimicamente com álcool.

É considerado Ecologicamente Correto por ser biodegradável e renovável e apresenta as seguintes vantagens:

  • Menos poluente que os outros combustíveis.
  • Oferece maior segurança aos produtores em seu manuseio e armazenamento.
  • É de alta lubricidade, sendo superior ao petróleo que perde parte dela durante o processo de produção de combustível.
  • Sua produção gera empregos no setor primário, evitando o êxodo rural, fazendo com que famílias permaneçam em zonas rurais e mantenham hábitos de vida sustentável.
  • É encontrado no mercado por um preço mais baixo que os outros combustíveis.
  • Não exige alteração nos motores automotivos que comportam o diesel, sendo o rendimento o mesmo quando usado o biodiesel.

São essas as principais vantagens da produção e da utilização do biodiesel, uma forma de utilizar combustível sem agredir tanto o meio ambiente.

Porém, essa alternativa que tanto colabora com a conservação do Meio Ambiente não é uma ação que gera somente vantagens.

A produção do biodiesel resulta entre 5% e 10% de glicerina, que quando queimada gera a acroleína que é suspeita de ser cancerígena.

Além disso, temos que levar em consideração a grande área necessária para o plantio de soja, por exemplo, fornecedora de óleo para sua produção. Essa área tem utilizado espaços de florestas tropicais, favorecendo a extinção de espécies que tem perdido seu habitat natural por causa dessas plantações.

biodiesel 300x224 Biodiesel   Veja Como é Produzido o Biodiesel A intensiva produção de vegetais para esse fim gera ainda o desgaste do solo, podendo causar a destruição de flora e fauna que leva ao aumento de parasitas como o transmissor da malária, por exemplo, além de colaborar para a extinção de espécies.

Não devemos esquecer também que apesar de emitir menos CO2 que as alternativas de combustível, o biodiesel ainda libera CO2, e gasta energia para sua produção com a necessidade de adubos, motores e máquinas para o tratamento das plantações.

Portanto, o biodiesel é sim uma Alternativa Sustentável, porém tem que ser produzido com consciência e com cuidado para que suas desvantagens não ganhem proporções maiores que suas vantagens e este não se torne mais um agressor ao meio ambiente.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

3 Comentários para “Biodiesel – Veja Como é Produzido o Biodiesel”

  1. Otto A. Nielsen

    Realmente o investimento no desenvolvimento do Biodiesel é muito importante no brasil, já que quase a totalidade do transporte pesado é movido a diesel. Mas não podemos tentar tampar o sol com a peneira. O Brasil já deveria estar atendendo as exigências de qualidade mundiais, principalmente quanto ao numero de partes de enxofre em todos seu combustíveis, ao invés disso, apresenta um dos piores combustíveis do mundo.
    E pior, com o dinheiro das multas ambientais promove pesquisas ilusórias e ainda faz propagandas de investimento em sustentabilidade!

  2. joseferreirabarbosa filho

    gostaria de saber como aproveitar restos e oleos comestiveis (oleo de soja)usados para frituras como fabricar saboes ou bio combustivel fabricado em casa em pequena escala ja que tenho um veiculo movido a diesel.
    sds….

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>