Óleo de Fritura é Muito Útil Se Reciclado Corretamente

Óleos reciclados

A educação é a grande aliada no processo de conscientização do cuidado com o meio ambiente. Uma das ações importantes nesse cuidado é a reciclagem. Essa prática ajuda a direcionar o lixo para o lugar certo e a transformar os resíduos em material reutilizável.

O óleo das frituras é um grande vilão e seu descarte precisa ser feito da maneira correta, pois o simples ato de jogá-lo no lixo não resolve o problema. A ação de despejá-lo no solo também é muito prejudicial e causa a contaminação dos rios. Muitas pessoas têm o costume de jogar o óleo em ralos e pias, o que causa entupimentos, já que a gordura se solidifica e causa graves danos ao meio ambiente e ao encanamento.

É saudável usar o mesmo óleo várias vezes?

Uma prática muito comum adotada em restaurantes e domicílios é a utilização do mesmo óleo várias vezes. Mas o que nem todos sabem é que o processo da fritura eleva a temperatura do óleo para cerca de 190°C, fazendo com que ocorra a oxidação, formando os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Banana frita

Outra substância que pode resultar desse aquecimento é o ácido graxo, fenômeno que pode ser comprovado pela maior viscosidade do óleo após muito utilizado e que pode causar problemas na digestão.

Dessa forma, com o surgimento de várias substâncias prejudiciais derivadas do processo de aquecimento do óleo, a repetida utilização deste se torna limitada a três vezes, no máximo. Isso, levando em consideração a quantidade de sal e as características do óleo, principalmente a cor, que deve ser amarelo claro, e a viscosidade, pois, quanto mais grosso, mas desgastado está o produto.

Passos para o descarte consciente

A entrega do óleo usado pode ser feita a organizações que, dependendo da região, recolhem o resíduo nas casas. Se não houver esse serviço, é possível descartá-lo nas coletas de lixo reciclável. O armazenamento deve ser feito em garrafas PET, quando o óleo estiver frio.

descarte óleo peixe

Na reciclagem, o óleo pode ser transformado em biodiesel, utilizado na fabricação de tintas, detergentes e sabão. Para fazer o sabão em casa, basta ter os ingredientes: óleo, soda em escama e água, e misturá-los em um processo demorado, para que a soda se dissolva completamente. O resultado é um material muito bom para uso e até para geração de renda.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

8 Comentários para “Óleo de Fritura é Muito Útil Se Reciclado Corretamente”

  1. Luiza Annunciato

    Eu faço sabão. 5litros de óleo, 1 litro de soda líquida, 1 litro de detergente, misture tudo e jogue de um balde para outro dez vezes. Pronto coloque em uma bandeja plastica dessas que se usa p/ colocar areia p/ gatos. Depois de 10 horas cortar em pedaços. DÁ brilho nos aluminios e ótimo p/ roupas encardidas.

  2. Mafalda Inês Cerezer Kolberg

    Em minha cidade, ja se faz a coleta para o sabão. è o melhor sabão que conheço para tirar a sujeira das roupas e ate na limpeza. Nota l0, para quem inventou. Agradeço muito .

  3. Lorencetti Bê

    Procuro não fazer frituras para que eu não tenha sobra de óleo, mas se eu fizer eu não descarto na pia da cozinha. Utilizo prá fazer sabão. Isso há máis de dez anos minha mãe já fazia . Nunca jogamos na pia e muito menos lançamos ao solo ou algum riacho.

  4. Mercedes Maranhao

    Realmente é uma de reciclar, fazer economia e cuidar da natureza, tudo ao mesmo tempo, é fazendo o sabão caseiro. Nota 10. Eu também faço isso.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>