Selos Verdes – Produtos e Empresas Ecologicamente Corretas

Selo VerdeCom a importância dada à sustentabilidade do planeta, algumas entidades pró-ecológicas cumprem o papel de fiscalizar, reconhecer e indicar diversos produtos à venda no mercado que são ecologicamente corretos, devido à sua composição ou ao seu baixo consumo de energia, no caso de eletroeletrônicos. Para identificar esses produtos indicados para o consumidor que se preocupa com o futuro da Terra, as entidades atribuem os chamados Selos Verdes.

Atualmente, 6 entidades são mais ativas na pesquisa e reconhecimento de produtos ecologicamente corretos no mundo, conferindo a eles o Selo Verde. São elas:

Procel: selo brasileiro atribuído a produtos eletrônicos que apresentam alta eficiência com baixo consumo de energia. A classificação do selo vai de A a G – do mais ou menos eficiente. O Procel foi criado pelo Ministério de Minas e Energia.

Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC): entidade que certifica regiões e produtos de manejo florestal usados na exploração legal e consciente de áreas verdes e protegidas. A FSC se baseia em mais de 10 critérios para conferir o selo.

ABNT Gestão Ambiental: certificado conferido a empresas brasileiras que utilizam métodos de gestão que preservam o meio ambiente, como consumo consciente de materiais de escritórios e economia energética. Na página oficial da entidade é possível conhecer as empresas certificadas.

Fairtrade: selo que reconhece os estabelecimentos e as empresas comerciais que respeitam o meio ambiente e o consumidor, vendendo produtos ecologicamente corretos por preços justos.

Instituto de Biodinâmica (IB): entidade internacional que certifica os alimentos de origem orgânica. São mais de 10 tipos de Selos Verdes, como o Demeter, que analisa o comprometimento social das empresas na hora da produção, e o Aspranor – selo atribuído em parceria com entidades brasileiras que reconhece as fazendas de gado que trabalham com carne 100% livre de remédios ou produtos tóxicos.

Leed Green Building Rating System: selo norte-americano que identifica as construções sustentáveis que utilizam recursos como reciclagem, reutilização, economia energética e outros.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

3 Comentários para “Selos Verdes – Produtos e Empresas Ecologicamente Corretas”

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>