O Que É Saneamento Ecológico

A preocupação com o meio ambiente cresce a cada dia e, por conta disso, o saneamento ecológico vem sendo pauta de diversas discussões sobre o tema.

Pode-se dizer que saneamento ecológico busca melhorar as formas em que a natureza absorve os nossos dejetos biológicos, transformando-os em algo que possa ser reaproveitado por ela. Algumas tecnologias já estão sendo estudadas para verificar a sua viabilidade. Conheça algumas delas:

Utilização da urina como biofertilizante

Urina Fertilizante
Consiste em utilizar um banheiro seco, ou seja, onde não se utiliza água para a descarga. O odor é bloqueado a partir da utilização do óleo vegetal, permitindo que a própria água da urina conduza o dejeto até um acumulador. A ideia dos pesquisadores é utilizar a urina como fertilizante, pois é rica em nitrogênio e os micro-organismos presentes no solo alimentam-se dela. A tecnologia de Banco de Urina utiliza esse mesmo princípio de adubagem e, de acordo com cálculos feitos por pesquisadores, um colaborador desse banco é capaz de coletar cerca de mil litros de urina semanalmente.

Wetlands

Wetlands
Utiliza plantas para auxiliar no tratamento do esgoto doméstico, principalmente em populações ribeirinhas. Consiste na utilização de materiais como areia, cascalho, entre outros, onde seja possível o crescimento de plantas aquáticas, principais responsáveis pela filtragem dos efluentes.

Tanque de Evaporação

Tanque de Evaporacao
Esse processo é semelhante ao Wetlands, a diferença é que o resultado será a água em forma de dissipação ou transpiração das plantas. É conhecido popularmente como fossa de bananeira, isso porque a bananeira é uma das plantas que possuem maior absorção de água e capacidade de evaporá-la.

Segregação de águas cinzas

Segregacao de aguas cinzas
Águas cinzas são aquelas que foram utilizadas em pias, tanques e não possuem tanta contaminação. Ao serem tratadas, poderão ser utilizadas com finalidades que não envolvam o consumo pessoal, ou seja, onde a água não precisa ser potável.

f iconCompartilhar no Facebook
Quer mais notícias sobre sustentabilidade?

Nós gostamos de compartilhar histórias como essa no Facebook.
Clique em curtir abaixo e comprove.

(Sério, você não vai se arrepender!)

comente

13 Comentários para “O Que É Saneamento Ecológico”

  1. Joana Duarte Silva

    Com a utilização dos antibióticos, pílula, etc que são eliminados através da urina, tornam estas aguas improprias para a rega de produtos para consumo humano, pois a ingestão de estes alimentos contaminados tornam a incorporar no corpo humano este tipo de medicamentos trazendo problemas de saúde, como o aumento de infertilidade nomeadamente nos homens e o desenvolvimento da resistência aos antibióticos por parte dos humanos. Esta ultima também se tem verificado pelo consumo de carne de animais criados com o recurso a antibióticos.

  2. Maria Aparecida Santos

    Gostei da ideia, por exemplo, usar agua do banho, que lava as mãos e escova os dentes para irrigar o jardim, lavar calçada, e uma boa mas como fazer isto na prática e quanto pode custar, será que alguém como eu que vivo de aposentadoria da pra fazer esta mudança em meu lar?

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>